
Não foi de um dia para o outro, levou anos a ser desenvolvido, mas uma pequena empresa americana, a Avadi Engines, projetou um motor com duas bielas e sem válvulas, algo entre um quatro tempos e um motor dois tempos de válvula rotativa. Será que que pode ter sucesso no futuro?
Em Yakima, Washington, EUA, os responsáveis da empresa afirmam ter inventado um propulsor especial. A ideia é aliar as vantagens de um motor convencional 4 tempos com um sistema rotativo , evitando as desvantagens de ambos os sistemas.
Normalmente, um motor depende do número de rotações completas da cambota para cada vez que ocorre uma explosão na câmara de combustão. Num motor 2 tempos, o ciclo é de uma volta, e num motor de 4 tempos são duas voltas. No caso do Avadi MA-250, podemos dizer que é um motor quatro tempos que funciona sem válvulas. Na realidade utiliza um princípio semelhante ao da válvula rotativa de um 2T de motocross ou enduro.
Landon Wilkinson , CEO da Avadi Engines , disse que este motor que possui menos da metade dos componentes móveis de um motor convencional. Além disso, o revolucionário motor destaca-se pela sua leveza, visto que o protótipo de 250cc pesa apenas 11,7 kg. O motor é capaz de entregar 15 cv de potência máxima a 3.700 rpm, com binário máximo de 30 Nm a 3.500 rpm. Um motor atual com essa capacidade produz cerca de 25 CV, embora em rotações mais elevadas (cerca de 8700 rpm) com um binário máximo de 20 a 25 Nm (ao dobro das rpm do Avadi).

Os responsáveis pela empresa americana garantem que a eficiência térmica do protótipo é superior a 40 por cento , um valor elevado se pudesse ser levado para a série, em comparação com 30-35 por cento de um motor típico de moto. O que significa que o Avadi MA-250 usa menos gasolina para fornecer a mesma potência que um motor normal.
Um dos objetivos iniciais do projeto foi construir um motor pouco poluente e de fácil fabricação por forma a reduzir os custos de produção. A empresa Avadi Engines confia que o seu motor pode ser utilizado numa infinidade de máquinas, desde um cortador de relva até um navio de carga , uma scooter ou um avião ligeiro.
Comments