
O primeiro dia de testes da nova temporada do Mundial de Superbike no Circuito de Jerez – Angel Nieto teve como principal destaque a nova Bimota KB998. Equipada com um motor Kawasaki, a marca italiana Bimota está de regresso ao WorldSBK com a nova moto, com o piloto de testes Florian Marino a dar uma volta ao circuito andaluz no primeiro dia de testes.
Depois de ter sido anunciado que a equipa oficial da Kawasaki, a KRT, se tornaria Bimota by Kawasaki Racing Team, sabíamos que algo especial estava a ferver. Agora sabemos a arma com que competirão Alex Lowes e Axel Bassani.
Os regulamentos do WSBK exigirem que sejam fabricadas, em 2025, 250 unidades homologadas para venda e 500 já em 2026.

Aparentemente a Bimota KB998 é mais estreita que a ZX-10R, embora isto possa ser um efeito óptico porque o motor é igualmente grande, então em termos gerais o tamanho da moto será determinado pelos quatro em linha. O que vemos são as duas asas que aparecem nas laterais da moto. Mas o importante não está na aerodinâmica ou na estética.
A Bimota KB998 não terá um quadro de berço duplo de alumínio, mas terá um misto, com uma parte tubular e outra de alumínio maquinado. Podemos apreciar também o braço oscilante de alumínio, que salvo surpresa (por ser uma das peças que pode ser trocada livremente de acordo com a regulamentação) nada terá a ver com o padrão.
Da mesma forma podemos ver componentes de alto nível como aqueles que já encontramos n ZX-10R de Lowes e Bassani nesta temporada, como pinças e bombas de travão Brembo, tubos JJuan, suspensões Showa, escape Akrapovic, radiador Taleo Racing, pára-brisas Puig, protetores GBRacing…
O britânico Alex Lowes e Axel Bassanini expermintaram a Bimota KB998 no segundo dia de testes em Jerez. “Estamos a começar a explorar a moto. Temos de perceber como é que as alterações fazem sentir a moto, o que preciso da moto, talvez mudar um pouco o estilo de condução. Há muitas coisas e trabalho a fazer, mas foi bom começar; gostei de conduzir a moto. A sensação foi boa desde as primeiras voltas desta manhã. Foi um primeiro dia muito bom e divertido.” Disse Lowes.
Comments