top of page

WSBK, Jerez: Razgatlioglu Campeão do Mundo com a BMW

Redação

A visita do Campeonato do Mundo de Superbike a Jerez foi o final de uma temporada emocionante devido aos imprevistos e na qual Toprak Razgatlioglu acabou por conquistar a coroa para a BMW. O piloto turco é agora bicampeão e a BMW chega à glória!

 

Se uma coisa ficou clara na ronda do WSBK em Jerez, foi que um novo Campeão do Mundo iria emergir da pista. Era a última ronda e, embora Nicolò Bulega tivesse uma hipótese matemática, tudo estava do lado de Toprak Razgatlioglu para conquistar o seu segundo título de Campeão do Mundo.

 

A única opção para Nicolò Bulega continuar na luta pelo título era a vitória. Cruzar a linha de chegada em primeiro lugar era o objetivo e, depois disso, esperar que Toprak não conseguisse os pontos necessários.

 

Bulega começou a trabalhar após a partida e gradualmente ganhou espaço suficiente para se afastar de Toprak. O italiano dominou a corrida do início ao fim e tinha uma vantagem de seis segundos sobre o turco. Mas a diferença de cinco pontos não foi suficiente para impedir Toprak Razgatlioglu de conquistar o campeonato à primeira tentativa.

 

Após o grave acidente de Toprak em França, Bulega reduziu os pontos, mas não foi suficiente e Toprak conseguiu terminar a corrida na primeira oportunidade. Para além de Bulega e Razgatlioglu, Andrea Locatelli conquistou um merecido pódio com a Yamaha. Iker Lecuona, quinto, foi o melhor espanhol numa corrida em que Álvaro Bautista caiu duas vezes.

 

Xavi Vierge terminou em sétimo, confirmando o passo em frente da Honda na parte final da época, enquanto Tito Rabat ficou fora dos pontos com o décimo sexto lugar. 

 

Corrida 2 SBK – Toprak impede Bulega de chegar ao hat-trick!

Já campeão confirmado no sábado, Toprak queria terminar o ano com uma vitória e Bulega também. Com dois comboios a dar tudo por tudo, era normal que ambos estivessem longe dos restantes e foi assim que aconteceu. Nesta ocasião, foi Bulega que assumiu a liderança em Jerez, com Toprak a seguir o seu ritmo, embora o turco estivesse na frente após três voltas.

 

Ambos estavam a ganhar espaço e até Toprak parecia ter um pouco mais, mas a sete voltas do fim Bulega estava a começar a parecer forte, preparando o ataque final à corrida. Infelizmente, uma falha de motor de Philipp Oettl a quatro voltas do fim, quando a emoção estava no auge, deixou a vitória nas mãos de Razgatliolgu, com Bulega em segundo, fechando um ano de estreia incrível.

 

Michael van de Mark, que certamente foi ofuscado na BMW com a chegada de Toprak, fechou a temporada no pódio com Iannone, que já foi confirmado para 2025, em quarto e Alex Lowes completando os cinco primeiros. O décimo oitavo lugar ficou na posse do campeão espanhol de SBK, o português  Ivo Lopes com a Petronas MIE Racing Honda.

 

Para além da ausência de Lecuona devido a lesão, Álvaro Bautista teve de abandonar devido a outra queda e Tito Rabat devido a uma falha mecânica. O único espanhol a cruzar a linha de chegada foi Xavi Vierge, mas desta vez na décima terceira posição.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page