
“Se ele tivesse crescido no paddock do MotoGP, ele também seria um dos melhores”, diz o hexacampeão de Superbike Jonathan Rea sobre o atual líder do Mundial de Superbike, Toprak Razgatlioglu.
Sempre nos encantaram atletas que elevam o nível na sua disciplina. Nas últimas duas décadas recordamos Valentino Rossi, Casey Stoner e Marc Márquez, que estabeleceram novos estilos de pilotagem no MotoGP. O mesmo se aplica à estrela das superbikes Toprak Razgatlioglu, que nos inspira com as suas manobras de travagem de tirar o fôlego.
Jonathan Rea, com seis títulos mundiais consecutivos, 119 vitórias e 263 lugares no pódio, de longe o piloto de maior sucesso no campeonato do mundo de motociclismo fundado em 1988, fala muito de Toprak. O norte-irlandês está ciente de que vivemos atualmente um período tão decisivo, em que um atleta está um passo à frente de todos os outros.
“Eu o ajudei muito no início da carreira, ele era um super talento quando andava de stock bike”, disse Rea. “Ele pilotava uma Kawasaki ZX-10 na época e não tinha trabalho contra Rinaldi na Ducati, mas lutou contra ele mesmo assim. Ele é o talento da sua geração. Tenho certeza que se ele tivesse crescido no paddock do MotoGP, seria um dos melhores de lá também. Infelizmente, ele não é mais o mais jovem do mundo. Ele é a referência nas superbikes, faz um excelente trabalho.”

Em meados de junho, o gestor Kenan Sofuoglu causou muita emoção ao colocar Razgatlioglu em discussão para o MotoGP 2025, mesmo tendo um contrato válido com a BMW para o Campeonato do Mundo de Superbike até ao final do próximo ano. Duas semanas depois, o pentacampeão de Supersport remou de volta e confirmou que, claro, honraria o contrato com a BMW. “Agora ele deve ter lido o contrato corretamente”, disse um colega técnico.
Isto foi precedido pela notícia de que a equipa de fábrica da Repsol Honda estava a demonstrar interesse em Toprak. “Acho que nunca houve discussões mais profundas”, disse um membro da Honda no fim de semana passado em Sachsenring. “A prioridade da Honda é prolongar o contrato com o Joan Mir . E o acordo de Luca Marini vai até o final do ano que vem.”
コメント