
O piloto turco é o homem do momento no Mundial de Superbike 2024 e lidera com confiança a classificação geral com uma vantagem de 64 pontos. Será isso suficiente para levar a sua BMW M1000RR com ‘winglets’ ao topo em Portimão?
Dez vitórias consecutivas no Campeonato do Mundo de Superbike de 2024 de Toprak Razgatlioglu, doze no total, fazem a BMW sonhar em conquistar o seu primeiro título. Mas o líder do Mundial tem outros pensamentos para o fim de semana de Portimão. Será que vai quebrar o recorde de Jonathan Rea e Álvaro Bautista, que venceram onze corridas consecutivas cada um?
Cavalinhos e éguas (levantamento da roda traseira) agora são habituiais para o piloto turco de 27 anos num fim de semana de corrida. Mas há outra atração na ‘Montanha Russa’ que Razgatlioglu já tinha utilizado para um espetáculo especial nos primeiros eventos. O campeão mundial de 2021 ultrapassou o cume da Curva 9 e descolou com a moto no ar numa distância de salto de 21 metros em 2022 que está oficialmente registada.
“Não me importei com o tempo da volta naquele momento, apenas vi até onde poderia ir”, brincou Toprak na época. “Escolhi previamente uma linha larga na curva e comecei a correr para poder ser mais rápido. Normalmente tenta-se de tudo para evitar a descolagem – mas isso que fiz foi por pura diversão. Às vezes é melhor se a tua moto não tiver asas." Como é sabido, a M1000RR está equipada com asas que aumentam a pressão de contato com o solo na roda dianteira. Razgatlioglu verá isso como um desafio para manter a sua moto em voo.
Imagens: Red Bull Content Pool

Comments