O lendário francês Stéphane Peterhansel manteve o seu principal rival Nasser Al-Attiyah à vista na etapa 12 na Arábia Saudita para alcançar um recorde de 14 vitórias no Rally Dakar, trinta 30 anos após o seu primeiro triunfo nas motos.
Peterhansel disputou pela primeira vez a corrida off-road mais temível do mundo em 1988 com uma moto Yamaha e ganhou seis títulos em duas rodas antes de mudar para os carros para obter mais sete vitórias nos deserto de África e América do Sul.
Desta vez, para a segunda edição da Arábia Saudita, o piloto de 55 anos teve que manter o tricampeão Al-Attiyah sob controle, com o piloto do Catar apenas a conseguir tirar segundos de sua liderança noturna de 15m05s na linha de chegada de Jeddah.
É a terceira vitória de Peterhansel num Mini com Al-Attiyah em segundo e o vencedor do ano passado Carlos Sainz da Espanha vencendo a etapa final para fechar um pódio repleto de estrelas com Jakub Przygoński da Polônia em quarto, o sul-africano Giniel De Villiers em oitavo e o francês Cyril Despres 10º após a odisséia de 8.000 quilômetros.
Peterhansel também está sozinho como o maior vencedor numa única categoria, com oito vitórias de carros depois que Monsieur Dakar já havia compartilhado esse recorde com Vladimir Chagin, vencedor de sete títulos em camiões.
Stephane Peterhansel:
“Foi um ano muito duro e sempre há mais pressão quando se é líder por tanto tempo. Tínhamos tudo a perder, mas fizemos uma corrida muito precisa, quase perfeita. Tudo funcionou muito bem dentro do cockpit, foi bom ter o Edouard (Boulanger) como meu navegador. Este foi o seu primeiro Dakar num carro de topo e fez um trabalho excelente."
Classificação final:
Auto
1. Stéphane Peterhansel (FRA) X-Raid Mini 44h28m11s
2. Nasser Al-Attiyah (QAT) Toyota Gazoo +00h13m51s
3. Carlos Sainz (ESP) X-Raid Mini +01h00m57s
Moto
1. Kevin Benavides (ARG) Honda 47h18m14s
2. Ricky Brabec (USA) Honda +00h04m56s
3. Sam Sunderland (GBR) Red Bull KTM +00h15m57s
Comments