top of page

Alpine A521, uma evolução do Renault R.S.20

Redação

QUATRO HORAS APÓS A REVELAÇÃO DA NOVA MERCEDES F1, AS ATENÇÕES VOLTARAM-SE PARA A EQUIPA DE ENSTONE, QUE ESTÁ A VIRAR UMA PÁGINA EM SUA HISTÓRIA. A RENAULT DÁ LUGAR À ALPINE, MARCA DESPORTIVA DO GRUPO DO DIAMANTE, COM UM MONOPOSTO CHAMADO A521.



A partir da temporada de 2021, o Grupo Renault confia o compromisso do seu novo F1 à Alpine. Este é o sexto capítulo da história desta equipa, depois da Toleman (1981), Benetton (1986), Renault (2002), Lotus (2012) e novamente Renault (2016). A partir daí, o monoposto de Enstone para a próxima temporada foi distinguido de seu antecessor pelo seu sobrenome, o R.S.20 dando lugar ao A521, e seu uniforme depois, a mistura de amarelo e preto sendo substituído por cores específicas da Alpino.

Note-se a ausência de Fernando Alonso nesta apresentação, por razões logísticas inerentes às restrições atuais, não médicas. Lembramos, o espanhol recentemente sofreu uma lesão na mandíbula após um acidente de bicicleta.


Pilotos: Fernando Alonso e Esteban Ocon

Como não há duas sem três, Fernando Alonso que vai experimentar uma terceira temporada na equipa Enstone. A primeira foi bem sucedido em 2003, culminando em dois títulos mundiais, pilotos e fabricantes, conquistados em 2005 e 2006. Por outro lado, a segunda, de 2008 a 2009, não permaneceu na memória. Após dois anos sem um Grande Prémio, o espanhol faz o seu regresso para substituir Daniel Ricciardo que partiu para a McLaren. Ao lado dele está um dos dois pilotos franceses do planalto de 2021, na pessoa de Esteban Ocon. Apesar de ter ficado em segundo lugar no GP de Sakhir, o francês teve uma temporada de meio ano na Renault. O seu alto potencial, visto no passado na Force India, terá que ser realizado ao longo do tempo, com a obrigação de não sofrer o domínio interno de Fernando Alonso.



O Alpine A521

O A521, o monolugar da Alpine esta época, apresenta uma apaixonante decoração em tons de azul, branco e vermelho, que são sinónimo da herança e do “pedigree” da Alpine no desporto automóvel. No “coração” do monolugar de F1 da Alpine “bate” o motor Renault E-Tech 20B, um 1.6 V6 desenhado e desenvolvido em Viry-Châtillon e que, também ele, marca uma ligação consecutiva de 45 anos da Renault ao mundo da F1.



O A521 é uma evolução do R.S.20 que competiu no Campeonato de 2020. Alinhado com as alterações dos regulamentos que foram aceites o ano passado, em resposta à crise pandémica global, os principais elementos estruturais do A521 transitam da época anterior. No entanto, a marca desenvolveu e melhorou todos os componentes que ainda não tinham sido homologados, especialmente na traseira do monolugar, que teve de cumprir as alterações aerodinâmicas regulamentares adicionais impostas pela FIA.



Fernando Alonso: “Estou muito entusiasmado com este regresso à Fórmula 1 e em fazer parte deste novo capítulo no desporto automóvel reservado à Equipa Alpine F1. Tenho trabalhado arduamente neste regresso às corridas de Fórmula 1 e o objetivo é atacar desde o começo. Pilotar o carro pela primeira vez será uma experiência muito entusiasmante e espero que ambas as fábricas possam saborear o momento. Temos uma equipa muito forte e, em parceria com o Esteban, temos de avançar além do que foi feito a época passada e apresentar “resultados”. Sabemos que será uma época muito competitiva, mas estamos prontos para enfrentar o desafio. O monolugar tem um aspeto fantástico e tenho boas recordações com o “correr de azul” na Fórmula 1.”


Esteban Ocon: “Estou ansioso pelo começo da temporada e pelo primeiro contato com o A521, no Bahrain. Foi uma longa e trabalhosa pausa entre épocas, com muitas preparações a fazer e, tanto eu como a equipa, estamos prontos para o ano que se avizinha. Adoro as novas cores da Alpine e, como francês, é um tremendo orgulho ostentar as cores da minha bandeira no carro. Sinto-me mais e melhor preparado do que no ano passado, o que, penso eu, seja perfeitamente natural, já que entro nesta temporada com um ano completo de competição em 2020. Quero começar a época ao mesmo nível que terminei a temporada passada e não vejo quaisquer razões para não o fazer. Trabalhar com o Fernando vai ser fantástico. É um piloto que sempre admirei e uma pessoa que me inspira há muito tempo. Estou ansioso por colaborar e “puxar” por ele, para que a equipa alcance sempre os seus objetivos.”


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


MaseratiGrecale_GlobalPremiere.png

MASERATI

O A Maserati possui uma longa tradição de batizar os seus automóveis com os nomes dos mais famosos ventos do mundo. Tudo começou em 1963, com o lendário Mistral, seguiram-se O Ghibli, Bora e Khamsin e em 2016, o Levante, o primeiro SUV da marca.  Agora, é a vez do Grecale que tem estreia mundial a 16 de novembro em Milão.

300821-Porsche23987_LDN.jpg

PORSCHE

Mesmo a tempo do arranque do IAA MOBILITY 2021 em Munique (de 7 a de 12 setembro), a Porsche proporciona uma espetacular visão pelo futuro da indústria automóvel. O concept Mission R combina tecnologias pioneiras e materiais sustentáveis, como plásticos reforçados com fibras naturais, com a paixão pela competição. 

CitroënAMI_2 (1).jpg

CITROEN AMI

A Citroën lançou o AMI – 100% Electric em Portugal, criando assim um novo território de micromobilidade no nosso país. Veículo do tipo quadriciclo ligeiro (tipo “L6e”), o AMI pode ser conduzido, em Portugal, por maiores de 16 anos, com carta da categoria “B1”. Tem 6 possibilidades de personalização e preços de € 7.350 a € 8.710.

Marca © R 2020.png

© 2016-2022 Motores Edições

bottom of page