Esteban Ocon com o Alpine Renault, conquistou a sua primeira vitória na F1 no Grande Prémio da Hungria, liderando a maior parte da corrida depois de uma carambola inicial que eliminou muitos dos seus rivais. Sebastian Vettel terminou em segundo - mas acabou por ser desclassificado por chegar à inspeção técnica final com pouquíssimo combustível no seu Aston Martin. Lewis Hamilton foi assim 'promovido' ao segundo lugar, fechando o pódio Carlos Sainz Jr com o Ferrari.
O piloto da Alpine também lucrou com um erro tático da Mercedes, que desperdiçou a liderança ao não chamar Lewis Hamilton para trocar de pneus quando a pista ficou seca.
A corrida teve bandeira vermelha logo na segunda volta depois de uma grande carambola na primeira curva quando a pista ficou molhada. Valtteri Bottas deslizou com o Mercedes e acabou por colidir com a traseira de Lando Norris, fazendo o McLaren bater em Max Verstappen.
O piloto da Red Bull conseguiu continuar, apesar dos graves danos, mas o seu companheiro de equipa Sergio Perez não teve tanta sorte, retirando-se depois de também ser batido por Bottas. Norris também não reiniciou a corrida.
Também sem conseguir controlar o seu carro, Lance Stroll iria embater no Ferrari de Charles Leclerc que também esbarrou em Daniel Ricciardo, mas o piloto da McLaren conseguiu continuar.
Hamilton reiniciou da pole position, mas de forma solitária e um tanto bizarra, uma vez que todos os outros pilotos foram ao pit-lane para trocar os seus pneus intermédios por slicks. O campeão do mundo britânico acabaria por fazer o mesmo pouco depois, ficando no fim do pelotão.
George Russell encabeçou a corrida no regresso de todos à pista, mas teve que deixar passar os pilotos que havia ultrapassado indevidamente nos boxes, sendo nessa altura que Esteban Ocon assumiu a liderança na frente de Sebastian Vettel.
Os dois primeiros mantiveram essa ordem de posições depois de trocar os pneus médios para duros a meio da corrida. Vettel inicialmente manteve a pressão sobre Ocon, mas não conseguiu forçar um erro do piloto da Alpine e cruzou a linha 1,8 segundos atrás.
Depois de cair para o fim do pelotão, Hamilton fez poucos progressos até à altura em que regressou às boxes para mudar de médios para duros. Em seguida, rapidamente subiu para a quarta posição, atrás de Carlos Sainz Jnr . Com a Ferrari com pneus mais novos, a Mercedes optou por chamar de novo Hamilton às boxes, cedendo uma posição para o Alpine de Fernando Alonso. A aposta mal valeu a pena. Hamilton deu várias voltas para encontrar uma maneira de passar Alonso e recuperar o quarto lugar, então rapidamente eliminou Sainz e chegou ao último lugar do pódio.
Pierre Gasly ficou em quinto atrás de Alonso e agarrou o ponto bónus pela volta mais rápida na última volta. O companheiro de equipa Yuki Tsunoda, que deixou Gasly passar no início da corrida, ficou em sexto.
Houve alegria para a Williams, pois os dois pilotos terminaram nos pontos, encerrando a sua corrida depois de dois anos sem terminarem em lugares pontuáveis. Nicholas Latifi bateu Russell para terminar em sétimo, com a dupla separada por um segundo no final.
Com o seu Red Bull fortemente danificado e a carenagem lateral praticamente a desfazer-se desde o ínicio, Max Verstappen terminou no nono lugar, ainda assim pontuando mas perdendo a sua liderança do campeonato para Hamilton, que vai para as férias de verão com uma vantagem de seis pontos.
Kimi Raikkonen fechou a classificação dos dez primeiros, na frente de Ricciardo, Schumacher e de Giovinazzi.
O Campeonato do Mundo de Fórmla Um entra agora no período de férias de verão, regressando a ação de 27 a 29 de Agosto com o Grande Prémio da Bélgica no icónico circuito de Spa-Francorchamps.
Classificação final:
1º Esteban Ocon (Alpine-Renault), 70 voltas em 2hrs 4m 43.199s
2º Lewis Hamilton (Mercedes), a 2.736s
3º Carlos Sainz Jr (Ferrari) a 15.018
4º Fernando Alonso (Alpine-Renault), a 15.651
5º Pierre Gasly (AlphaTauri-Honda), a 63.614
6º Yuki Tsunoda (AlphaTauri-Honda), a 75.803
7º Nicholas Latifi (Williams-Mercedes), a 77.910
8º George Russell (Williams-Mercedes), a 79.094
9º Max Verstappen (Red Bull-Honda), a 80.244
10º Kimi Raikkonen (Alfa Romeo-Ferrari), a 1 volta
11º Daniel Ricciardo (McLaren-Mercedes), a 1 volta
12º Mick Schumacher (Haas-Ferrari), a 1 volta
13º Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo-Ferrari) a 1 volta
Assim vai o Campeonato
1.Lewis Hamilton 195 pontos
2.Max Verstappen 187
3.Lando Norris 113
4.Valtteri Bottas 108
5.Sergio Perez 104
6.Carlos Sainz Jnr 83
7.Charles Leclerc 80
8.Pierre Gasly 50
Daniel Ricciardo 50
10.Esteban Ocon 39
11.Fernando Alonso 38
12.Sebastian Vettel* 30
13 Yuki Tsunoda 18
13 Lance Stroll 18
15 Nicholas Latifi 6
16 George Russell 4
17 Kimi Raikkonen 2
18 Antonio Giovinazzi 1
19 Mick Schumacher 0
19 Nikita Mazepin 0
Comments