A Concentração Internacional de de Faro fechou em grande como sempre, com o tradicional desfile motard, onde não faltaram máquinas originais, muita animação e o caraterístico troar dos mais variados motores. Mas nem tudo foram rosas neste evento que se realizou pela 40ª vez. Parabéns Moto Clube de Faro!
Texto Ricardo Ferreira - Fotos @Pedro Fernandes
Infelizmente, o evento foi este ano condicionado pelos incendios que ocorreram durante a semana, obrigando a direção do Moto Clube de Faro a fazer alterações, mas nada parou, como chegou a ser veículado em alguns orgãos de informação.
A área do campismo teve de mudar de local, mas a grande festa do motociclismo continuou ao longo de 4 dias, com as noites preenchidas por boa música, carregada a parceito para os milhares de motociclistas que se algomeraram no recinto principal... O Bike Show, a Miss T-Shirt molhada, o habitual sorteio da viagem a Daytona foram outros grandes momentos.
O epicentro do evento manteve-se ali, a poucas ‘milhas’ da Ilha de Faro, onde nasceu a nossa maior concentração de motos de sempre, no icónico Vale das Almas em que redespertou o lusitano espírito motociclista.
40 anos é muito tempo, um tempo de muitas histórias, tempo de muitas gerações e apenas interrompidas por uma epidemia. Mas quem pára aquela roda gigante, aquele icónico emblema do Moto Clube de Faro – símbolo de uma pura paixão nascida em 1982!
Live to Ride... Ride to Live. Venham as Bodas de Ouro
O balanço de José Amaro
“Este foi talvez o evento com mais dificuldades que alguma vez enfrentámos”
Por ocasião do 40º aniversário do evento em 2022, José Amaro destacou no discurso de encerramento ‘divergências e a anulação de algumas decisões’ tomadas pelo governo.
“Foram-nos levantados autos e iremos para tribunal”, porque de acordo com o presidente do Moto Clube de Faro “o bem estar das pessoas tinha que se assegurado apesar das condicionantes deste ano. Fizemos a concentração que pudemos. Vieram pessoas de todos os sítios da Europa e não só.
Tomar decisões em cima da hora com milhares de pessoas a circular nessa altura, e sem informação nenhuma, não foi fácil. Muitos foram do acampamento para uma área sem condições nenhumas, que é uma área urbana mas que tem mais árvores que a área florestal. Somos a maior festa do motociclismo, fazer isto por absoluta paixão, custa muito, sobretudo quando essa paixão se torna num tremendo stress, sem sabermos o que vai acontecer em seguida. Agradeço a todos os que vieram.
Muito, muito obrigado, por não nos terem abandonado nesta semana difícilima. Este foi talvez o evento com mais dificuldades que alguma vez enfrentámos em 40 anos.”
Concluiu José Amaro perante uma autência chuva de aplausos dos milhares de motociclistas e fãs, que uma vez mais não faltaram à grande festa das duas rodas que desde há muito está inscrita no calendários dos principais eventos internacionais do Velho Continente.
5 anos da Indian em Faro
A Indian orgulhou-se de continuar a sua parceria com o Moto Clube Faro para celebrar o 40º aniversário da Concentração de Faro, sendo este o 5º ano consecutivo em que a marca americana foi parceira oficial do evento.
“A Concentração de Faro é um evento verdadeiramente especial no calendário do motociclismo para nós em Espanha e Portugal”, disse Miriam Torrens, especialista em marketing da marca na Península Ibérica. “Todos os anos, vemos milhares de condutores de toda a Europa virem e desfrutarem de passeios sensacionais, boa comida local e hospitalidade, bem como toda a música ao vivo e outras atividades que o evento oferece.“
GALERIA DE IMAGENS
Comments