top of page
Redação

Dobradinha Toyota em Monte Carlo

Sébastien Ogier e o seu co-piloto Julien Ingrassia venceram o lendário Rallye Monte-Carlo pela oitava vez, na frente dos companheiros de equipa Elfyn Evans e Scott Martin, numa fantástica dobradinha para a Toyota na ronda de abertura da temporada de 2021. Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe conquistam o terceiro lugar com o Hyundai i20.



A vitória também foi a 50ª de Ogier e Ingrassia no Campeonato do Mundo de Ralis da FIA. Foi também a primeira vez que a equipa japonesa venceu o evento de maior prestígio do WRC com o Toyota Yaris WRC, tendo subido ao pódio todos os anos desde a sua estreia em 2017 – sendo ainda a quarta vitória no Rallye Monte-Carlo na história da Toyota.

O Rallye Monte-Carlo fez jus à sua reputação de evento mais exigente no calendário do WRC, com desafios especiais para a edição deste ano. Um programa modificado para seguir à risca as restrições do coronavírus em França, significou que algumas especiais ocorreram antes do amanhecer, plenas de gelo e neve. As equipas do WRC também tiveram que se familiarizar com os pneus do novo único fornecedor Pirelli, num evento onde a escolha dos pneus é sempre crítica para o resultado.



A equipa Toyota liderou o rally desde a sua terceira fase na manhã de sexta-feira, com Rovanperä, Ogier e Evans se revezando na liderança ao longo do dia mais longo do rali. A correr perto de casa, Ogier reivindicou a liderança com uma vitória impressionante na madrugadora especial de sábado. Partiu assim com uma vantagem de 13 segundos sobre Evans no último dia, quando venceu três das quatro etapas - incluindo a Power Stage, que encerrou o rali - para começar a defesa do seu título da melhor forma.



Sébastien Ogier / Toyota (Vencedor):
“É um início de temporada perfeito. Assistir a este rali quando criança deu-me o sonho de um dia me tornar um piloto. Se eu pudesse ter apenas um registo, com certeza pegaria este. Tem muito significado para mim e é também por isso que me emocionei muito no pódio. O Yaris WRC foi fantástico este fim-de-semana: senti-me muito bem no carro. Acho que foi uma boa decisão fazer mais um ano. A equipe é ótima, muito obrigado a todos. A primeira etapa desta manhã foi incrível: houve tantas mudanças de aderência e era impossível ler o asfalto porque era como gelo preto. A equipa do limpa-neves passou pela etapa duas horas antes e não havia nada lá no momento, apenas um pouco de gelo. Então foi realmente surpreendente. Nunca é tão fácil conseguir uma liderança, especialmente neste rali, mas conseguimos. ”


Com o segundo lugar, Evans também faz um forte início de campanha no campeonato, enquanto Rovanperä começou a sua segunda temporada no nível mais alto do rally, tendo lutado pelo pódio num evento tão exigente. Danos nos pneus na primeira especial de domingo contribuíram para que Rovanperä ficasse longe dos três primeiros, mas terminou com o segundo tempo mais rápido no Power Stage.

Com Evans como o terceiro mais rápido, a Toyota conquistou as três primeiras posições na Power Stage, que a partir desta temporada também dá pontos extras para o campeonato de fabricantes. Isso, combinado com a dobradinha no rali, significa que a equipa obtém o máximo de pontos na ronda de abertura - um início de sonho para o novo team manager Jari-Matti Latvala que dá sequência ao trabalho do seu antecessor Tommi Mäkinen.



Elfyn Evans / Toyota (2º):
“Foi um último dia difícil com condições muito desafiadoras, como tem sido durante todo o fim de semana. Talvez eu não tenha puxado o suficiente para realmente desafiar Seb pela vitória, ele foi muito, muito bom neste fim de semana. É o rali em casa dele, então sempre vai ser difícil - mas crédito para ele. E como uma equipa, é um começo de ano fantástico. Podemos ficar felizes com os pontos, mas é claro que sempre queremos mais e espero que da próxima vez eu possa ser um pouco mais forte. Eu não acho que tive o pressentimento neste fim de semana. Talvez no início do ano fosse melhor não arriscar tudo para tentar ganhar, mas sabemos que se quisermos lutar pelo título teremos de o fazer ao longo do ano. No entanto, sinto que temos um carro muito forte e uma equipa muito forte para acompanhá-lo. ”


O japonês Takamoto Katsuta colocou os quatro pilotos do Yaris WRC nos seis primeiros ao completar o Rallye Monte-Carlo pelo segundo ano consecutivo e fez o seu melhor resultado de sempre no WRC, sexto lugar.



A Hyundai Motorport arranca a época com um pódio, graças ao forte desempenho de Thierry e Martijn. Foi um fim de semana intenso para os belgas, pois eles usaram o rali como uma valiosa experiência de aprendizagem em condições incrivelmente difíceis. Assumindo o terceiro lugar geral, a dupla também conseguiu duas vitórias em especiais, incluindo uma performance dominante na corrida Saint-Clément-Freissinières de sábado.



Thierry Neuville / Hyundai (3º):
"Um começo desafiador para a nova temporada para nós, especialmente depois de uma mudança tardia de co piloto. Terminar no pódio é um resultado satisfatório considerando a situação que enfrentámos. O trabalho no carro tem sido realmente impressionante considerando as dificuldades do Monte."

Ott Tanak começaram o rali literalmente a voar, vencendo as duas etapas iniciais na quinta-feira para aquilatar uma vantagem de 3,3 segundos. No entanto, a sorte nada quis com a dupla estoina e dois furos na tarde de sábado forçou-os a um abandono antecipado. "Infelizmente, mais um final antecipado para nó no Monte Carlo", refletiu Ott na tarde de sábado.



A outra dupla do Hyundai i20, Dani Sordo e Carlos dell Barrio terminaram a sua parceria vencedora de ralis com um bom quinto lugar, tendo lutado entre os primeiro em algumas especiais. "Não tivemos um rally muito bom, então tirar alguns pontos dos fabricantes é um consolo", disse Dani. "Desde o início, não estivemos no ritmo. Houve algumas partes em que apenas nos faltou confiança. É triste terminar a minha parceria com Carlos; tivemos alguns bons resultados ao longo dos anos, e tem sido ótimo trabalhar com ele".


Segue-se agora o Rally da Finlandia (26-28 de fevereiro) que é uma nova adição ao calendário do WRC para 2021, tomando o lugar do cancelado Rally da Suécia. A prova estará sediada em Rovaniemi - capital da região mais ao norte da Finlândia - com etapas dentro do Círculo Polar Ártico em estradas com boa cobertura de neve e gelo.


Classificação final do Rallye Monte-Carlo:

1º Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) 2h56m33.7s

2º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) +32.6s

3º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m13.5s

4º Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +2m33.6s

5º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC) +3m14.2s

6º Takamoto Katsuta/Dan Barritt (Toyota Yaris WRC) +7m01.3s

7º Andreas Mikkelsen/Ola Fløene (Škoda Fabia Rally2 evo) +7m23.6s (1º WRC2)

8º Gus Greensmith/Elliott Edmondson (Ford Fiesta WRC) +8m21.1s

9º Adrien Fourmaux/Renaud Jamoul (Ford Fiesta Rally2) +9m15.8s

10º Eric Camilli/François-Xavier Buresi (Citroën C3 Rally2) +10m41.0s








20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page