top of page
motores7magazine

Enduro | Nambotin vence segunda ronda em Góis

Com três centenas de pilotos em prova e um condimento extra com a presença de Christophe Nambotin, piloto francês que se sagrou por três vezes campeão do mundo ao longo da sua carreira, o Enduro de Góis realizado no passado fim-de-semana saldou-se por um perfeito sucesso. Organização perfeita por parte do Góis Moto Clube, especiais muito bem desenhadas, condições climatéricas de excepção num cenário recheado de história e tradição na modalidade.



Com 11 especiais no programa da jornada, rapidamente o gaulês mostrou que as especiais eram bem do seu agrado e embalado pelos melhores tempos nas passagens iniciais construiu uma vitória que no final valeu mais de um minuto de diferença para o segundo classificado, Diogo Ventura. Nambotin conseguiu os melhores 'cronos' em 10 especiais, cabendo a Rui Gonçalves a glória de ter sido o único a conseguir derrotar o gaulês neste segundo dia de Nacional de Enduro 2021.


Com o piloto da Sherco em plano de destaque, a luta pela segunda posição foi bastante animada e levou ao duelo entre Luis Oliveira, Diogo Ventura e Rui Gonçalves. Ventura e Oliveira lutaram na fase intermédia da prova pelo segundo posto e trocaram um par de vezes de posição, até Luis Oliveira se atrasar na terceira passagem pela Extreme para fechar a corrida em quarto atrás de Rui Gonçalves. Este último atacou forte na segunda metade do dia e deixou novamente Ventura em sentido para os dois fecharem a contenda separados por apenas sete segundos e meio.



Gonçalo Reis foi o quinto na frente do regressado Paulo Felicia que aos comandos da AJP voltou a mostrar todo o potencial da moto de Penafiel, deixando Renato Silva em sétimo e Ricardo Wilson em oitavo. A fechar os dez primeiros ficaram Manuel Teixeira e Nuno Gonçalves.


Na Open foi Rodrigo Luz quem venceu em termos absolutos, batendo Diogo Parente por mais de meio minuto. Foram os dois melhores nas suas classes, Open 1 e Open 2 respectivamente com Gonçalo Sobrosa a ser o terceiro na frente de Ricardo Damil e João Moura. Luis Cardoso foi o vencedor absoluto nos Verdes com mais de 44 segundos de vantagem sobre Emanuel Costa e Bernardo Vots, sendo este o vencedor em Verdes 1. Luis Cardoso venceu em Verdes 2 e na Verdes 3 foi Rui Silva o mais veloz no final do dia. Nova vitória para Joana Gonçalves no que á contabilidade das Senhoras diz respeito, fechando a contenda com 29 segundos de vantagem sobre Rita Vieira, que desta feita trocou de posição com Bruna Antunes, a terceira no pódio de consagração.



Na lista de vencedores deste concorrido Enduro de Góis - que cumpriu aqui a sua 16ª edição - nota ainda para as vitórias de Manuel Moura nos Veteranos, com clara margem sobre Anibal Botelho e Daniel Jordão. Vitória também para Bernardo Vots na Youth Cup, no pódio com pouco menos de 14 segundos de vantagem sobre Vitor Queiróz e Gonçalo Maria. Paulo Miranda reeditou a vitória de Vila Nova de Santo André nos Super Veteranos na frente de Carlos Lopes e António Carmo e Igor Domingos foi o melhor na sempre numerosa armada dos Hobby.



A terceira prova do calendário 2021 do campeonato levará a caravana até á Régua, nos dias 12 e 13 de Junho. Será a primeira prova com dois dias de duração da temporada.


O que eles disseram...



Diogo Ventura (Beta 250 RR / 2º Absoluto): 'Foi um dia muito bem disputado. Na primeira volta o Christophe entrou bastante rápido e as especiais de relva foram sem surpresa do seu gosto. Perdi algum tempo na Extreme mas com o desenrolar da corrida consegui me aproximar dos tempos dele, mas sem o conseguir bater na realidade. Foi muito positivo ele ter vindo, deu uma outra alegria. 'Quanto ao campeonato nacional foi um dia muito positivo porque voltei a ficar na frente dos meus adversários. Quero dar os parabéns ao Góis Moto Clube por ter conseguido colocar em marcha uma corrida com mais de 300 pilotos provando mais uma vez que são dos melhores clubes organizadores em Portugal. E claro que tenho que agradecer ás gentes de Góis que mais uma vez me fizeram sentir muito especial. Obrigado a todos!'


Luis Oliveira (KTM 350 EXC-F / 3º Elite 2): “Tenho trabalhado bastante para ser mais consistente e a realidade é que comecei bastante bem. O resultado acabou por não ser o que estava à espera, pois ao longo da prova fui sentindo que podia ser hoje. Senti-me muito bem com a mota, mas acabei por vacilar naquela passagem pela extreme. O trabalho continua e o foco é chegar a um bom momento de forma tão breve quanto possível. Aproveito para deixar aqui um abraço especial a toda a família e amigos do Pinhel, pois sem dúvida que é uma pessoa que vai deixar saudades no paddock”.


Joana Gonçalves (Husqvarna FE 250 / 1ª Senhoras): “Consegui cumprir vencendo aqui em Góis. Não obtive o meu melhor ritmo nas primeiras especiais, mas fui melhorando de volta para volta. Senti-me bem fisicamente, a mota esteve excelente e só tenho que agradecer a toda a equipa. Agora vamos para o Enduro Sprint e começar a preparar também o Mundial, onde quero lutar pelos lugares cimeiros”

Luis Cardoso (Beta / 1º Geral Absoluta Verdes, 1º Verdes 2): “'Posso dizer que me diverti mesmo muito. Em Góis a organização teve excelente, o percurso muito divertido e as especiais bastante rápidas, técnicas e muito divertidas. Logo cedo senti-me bem com a minha Beta Racing 390RR e acabei , mesmo com um contratempo por ganhar no final do dia a Geral Absoluta Verdes e a classe Verdes 2.”

Destaque - Daniel Jordão no pódio com uma YZ125 (Veteranos)



De regresso ao Enduro em 2021 depois de alguns anos e títulos no cenário do Nacional TT, o figueirense Daniel Jordão apostou numa moto distinta - mais comum nos pilotos mais novos - e pouco habitual na categoria veteranos. Aos comandos de uma nervosa e electrizante - desde que bem conduzida - Yamaha YZ 125 o ex-campeão nacional TT subiu pela primeira vez ao pódio em 2021 ao fechar o Enduro de Góis na terceira posição dos Veteranos.


'Corrida muito engraçada! Um percurso fantástico com alguma dureza mas que aguentou a passagem dos mais de 300 pilotos presentes. Parabéns à organização do Góis Moto Clube e à Comissão de Enduro da FMP pelo excelente trabalho desenvolvido. Foi contudo um fim‑de‑semana triste, onde perdemos um membro da família das corridas de motos! Nunca há palavras certas em momentos como este, apenas quero deixar os meus sentimentos aos seus familiares e amigos mais próximos.' declarou o piloto da AB Lubs no final do dia referindo-se ao falecimento de um membro de uma equipa de forma inesperada na manhã da corrida.”



Calendário Enduro CFL 2021
12/13 Junho - Régua (2 dias)
26 Setembro - Águeda
07 Novembro - Cabeceiras de Basto
20/21 Novembro - Fafe (2 dias)

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page