top of page
motores7magazine

Extreme E: Hispano Suiza Xite Energy

Atualizado: 25 de dez. de 2020


A Hispano Suiza regressa à competição em 2021, com uma equipa hoje apresentada no emblemático Castelo de Peralada, em Girona, e formada em associação com a marca de bebidas energéticas XITE ENERGY.


Oliver Bennett e Christine Giampaoli Zonca serão os pilotos titulares da escuderia na temporada inaugural deste novo e revolucionário campeonato, que promove valores como a igualdade, a mobilidade sustentável e a luta contra as alterações climáticas; e que promete ser o laboratório tecnológico ideal para o desenvolvimento dos veículos do futuro.


A marca HISPANO SUIZA ressurgiu adaptada aos novos tempos, com veículos como o Carmen ou o Carmen Boulogne, que prestam homenagem ao seu lendário passado e integram a mais inovadora tecnologia da indústria automóvel, ao mesmo tempo que oferecem prestações inigualáveis, tendo sido criados como verdadeiras obras de arte para deleite dos seus exclusivos proprietários. No início do século XX, a HISPANO SUIZA forjou a sua lenda na competição na Taça Copa George Boillot, uma corrida de resistência em que a marca alcançou três vitórias consecutivas. Sobre a primeira delas, com André Dubonnet ao volante do HISPANO SUIZA H6 Coupé, cumprem-se 100 anos em 2021.



Um século volvido, a HISPANO SUIZA mantém intacto o seu espírito competitivo, e anuncia que participará no Extreme E com a equipa HISPANO SUIZA XITE ENERGY TEAM. Oliver Bennett e Christine GZ, pilotos titulares da escuderia, ficaram encarregues de desvendar o HS Extreme E, o espetacular todo-o-terreno elétrico de 550 cv com que ambos disputarão a temporada de 2021 desta competição elétrica.


Oliver Bennett é um piloto britânico de 28 anos com experiência em competições de ralicross. Em 2016, fez a sua estreia no Campeonato Britânico de Ralicross, e logo na sua segunda temporada lutou pelo título. Também se estreou no Campeonato do Mundo de Ralicross da FIA, onde competiu nos últimos anos. Oliver Bennet participou, igualmente, em diversos eventos do Americas Ralicross e na Gymkhana GRID da Cidade do Cabo, em 2018, onde protagonizou uma excelente atuação.


Christine Giampaoli Zonca, mais conhecida como Christine GZ, é uma piloto ítalo-canarina de 27 anos. Em 2014, na sua estreia a tempo inteiro na competição, obteve a sua primeira vitória num rali de terra, e, nesse mesmo ano, foi proclamada campeã autonómica das Canárias em veículos de tração dianteira, assim como no grupo B4. Em 2016, estreou-se no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), no Rali da Catalunha, como membro da primeira equipa de ralis exclusivamente feminina, e venceu a categoria feminina do Campeonato de Espanha de Ralis de Terra. Desde 2017, a carreira de Christine Giampaoli tem estado centrada na participação em corridas off-road, nos EUA e no México, onde chegou a ser sétima classificada na famosa Baja 1000, em 2017, na categoria Pro UTV Turbo. Em 2020 torna-se na piloto principal da Avatel Racing Team, alcançando o terceiro lugar na categoria T2 no Rali Andaluzia Road to Dakar.


A equipa HISPANO SUIZA XITE ENERGY TEAM será liderada por Juli Mundet Caballero, que desempenhará a função de Team Manager. Este reputado engenheiro espanhol trabalhou em diversas áreas na indústria automóvel, tanto nos departamentos de produto, como nos de I+D e de competição, que conhece bastante bem. Iniciou o seu percurso profissional no Centro Técnico da Nissan, no departamento de caixas de velocidades e transmissão, e nos últimos anos trabalhou no Instituto de Física de Altas Energias, em Barcelona, enquanto engenheiro-chefe. Desde 2010, desempenhou a função de engenheiro de competição em vários eventos, entre eles o Campeonato do Mundo de Ralicross da FIA.



5 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page