top of page
Jorge Matias

EV | Dos zero aos 100 (%) num minuto

É inegável que um dos maiores inconvenientes relacionados com viaturas eléctricas continua a ser o tempo de carregamento das baterias de alimentação.

Os mais relutantes e cépticos, mostram-se particularmente desagradados com a ideia de ter de esperar vários minutos pelo carregamento total ou parcial das baterias dos seus veículos.

Por Jorge Matias



Pois parece que esses tempos estão a chegar ao fim, uma vez que a marca chinesa Geely (proprietária da Volvo e da Polestar) desenvolveu um processo simples e rápido de resolver este problema. Para isso, decidiu recorrer a um processo já utilizado há vários anos pela Renault, nos seus primeiros veículos eléctricos.


A ideia é simples, em vez de fazer o utilizador de eléctrico esperar por largos minutos pelo carregamento da bateria, a Geely propõe trocar a bateria sem carga por uma bateria com carga completa. E o que mais impressiona é que o processo demora uns meros 60 segundos.


A partir de uma aplicação para smartphone ou tablet, o sistema fornece informação sobre a estação de troca mais perto do local em que se encontra. Mas mais que isso, a aplicação também informa sobre quantas baterias estão disponíveis, para que não recorra a uma estação em vão. Adicionalmente, o GPS associado à aplicação também mostra a forma mais rápida de chegar à estação de troca – muito parecida uma estação de lavagem de viaturas.


Uma vez chegados à estação de carregamento, basta colocar a viatura na posição correta para que o processo decorra com a maior das facilidades.


Dentro da estação, estão assegurados os mais rigorosos padrões de segurança. Todos os materiais utilizados no interior da estação de troca (cabos, paredes, sistema eléctrico) é produzido com materiais retardadores ao fogo. E também estão instalados uma grande variedade de sensores, incluindo detetores de fumo, de fogo, capazes de prever qualquer irregularidade nas baterias retiradas e de substituição.



As baterias retiradas são depois depositadas em caixas de areia para que fiquem armazenadas de forma segura e protegida até à hora de serem recarregadas e voltarem para dentro do circuito de substituição da estação. E, basicamente, em menos tempo do que levou a ler este artigo, passou dos zero aos 100 (%) a partir de um sistema simples, barato e rápido.


Ainda não foi divulgada qualquer data para a implementação deste sistema a nível global, mas dados os convenientes que pode trazer, é de calcular que o sistema desperte o interesse das empresas de carregamento e até de marcas de construtores automóvel.

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page