top of page
Jorge Matias

Jaguar Unity-One, um hipercarro eléctrico

Atualizado: 2 de mar. de 2021

ATUALMENTE A COMPETIR EM FORMULA E, A JAGUAR APRESENTOU EM OUTUBRO PASSADO A NOVA VERSÃO DO SEU I-TYPE 5. NÃO SERIA, POR ISSO, DE ESTRANHAR QUE O CONSTRUTOR INGLÊS REVELASSE O SEU CONCEITO DE HIPER-CARRO TOTALMENTE ELÉTRICO NUM FUTURO PRÓXIMO.

POR JORGE MATIAS


Assim, o estudante de design industrial da Universidade de Kookmin, em Seul, Hyunsik Moon mostrou a sua visão sobre qual poderia ser o aspeto de tal veículo, incluindo a sensação de condução de uma moto, num veículo de quatro rodas.


Neste Unity-One, o que salta imediatamente à vista é a linguagem de design utilizada que muito vai tomar às estruturas idealizadas pela reputada arquiteta Zaha Hadid, com as suas geometrias fluidas muito baseadas em parábolas e hipérboles.


Adicionando a projeção de uma cabine de comando muito inclinada e colocada na frente da viatura para garantir a máxima estabilidade e tração, bem como uma estrutura extremamente leve mas especialmente rígida a combinar com os traços do ADN de um típico Formula E ou de um Formula 1, para assegurar a posição de pilotagem muito próximo do chão afim de garantir que todo o conjunto se mantém colado ao piso.


A sensação de pilotagem de uma moto é assegurada por duas alavancas colocadas de cada lado do volante onde se deve exercer a força do controle de viragem – mais força aplicada, maior ângulo de viragem. O designer admite que este é um mecanismo que precisa de ser aperfeiçoado – embora já vários construtores estejam a trabalhar nesta solução –, mas assegura também que isso tornaria mais efetivo o controle sobre a viragem do híper-carro.



10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page