A Toyota detém as três posições do pódio em direção ao último dia do Rallye Monte-Carlo. Com quatro etapas restantes, Sébastien Ogier lidera o rali com 13 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipo Elfyn Evans, com Kalle Rovanperä a completar os três primeiros. O belga Thierry Neuville com o Hyundai i20 ocupa o quarto lugar, a 1m03.8s do líder.
Como na sexta-feira, as equipas começaram cedo, com a especial de abertura a ocorrer antes do amanhecer, e ambas as etapas da manhã a apresentaram mais gelo e neve do que foi visto nos dias anteriores do rali. Ogier fez uma largada especialmente impressionante, estabelecendo o tempo mais rápido na primeira especial e com 17,8 segundos sobre Evans recuperava a liderança do rali.
Na especial seguinte, o par da frente estava em desvantagem por suas posições mais adiante na estrada, com a superfície coberta de neve sendo polida por cada carro que passava para reduzir a aderência disponível. Ainda assim, permaneceram na frente, retornando a Gap para o serviço final. Evans então venceu a etapa final do dia, SS11, por 1,3s sobre Ogier, reduzindo seu déficit para 13s enquanto as equipas se dirigiam para Mônaco prontas para o último dia de ação. Rovanperä foi terceiro na primeira especial e garantiu essa posição com o terceiro melhor tempo na SS11, aumentando sua margem de quatro posições para sete segundos.
TANAK: DOIS FUROS E ABANDONO
Ott Tänak ocupava o terceiro lugar quando furou duas vezes em etapas sucessivas. Com apenas um pneu sobressalente a bordo de seu i20, o estoniano mancou para o serviço, mas os organizadores decidiram que não havia borracha suficiente na jante para conduzir na via pública e foi forçado a abandonar. Dani Sordo foi o quinto, mais de um minuto atrás do companheiro de equipe Neuville. Com Tänak afastado do outro carro e incapaz de reiniciar amanhã o rali, o espanhol tem de terminar para entregar pontos vitais de construtor à equipa coreana, por isso abrandou o ritmo para evitar riscos.
Takamoto Katsuta foi sexto hoje noutro Yaris, mais de 2min 30seg atrás e com quase 40s de avanço sobre o líder do WRC2 Andreas Mikkelsen em Skoda Fabia. Gus Greensmith teve um dia mais consistente no seu Ford Fiesta e segurou o oitavo lugar, com os concorrentes do WRC2 Adrien Fourmaux e Eric Camilli a completarem o top 10.
A etapa final de domingo inclui uma passagem dupla por Puget-Théniers - La Penne e Briançonnet - Entrevaux, totalizando 54,48 km. Não haverá serviço de assistência e quem vencer a Power Stage ganhará pontos de bónus.
Sébastien Ogier (1º):
“Foi um dia bom, embora não perfeito. A primeira especial correu muito bem em condições super complicadas. Forcei bastante e estou feliz por cruzar a linha de chegada e manter o carro na estrada com aquele tipo de velocidade. A segunda especial foi muito mais difícil para nós. As condições eram realmente extremas e não tinhamos absolutamente nenhuma aderência, e perdemos muito tempo em comparação com os pilotos que corriam na frente da estrada. Talvez não tenhamos feito o trabalho perfeito na gestão dos pneus, mas eles são novos e ainda estamos a aprender sobre eles. Na última especial as condições mudaram muito desde a primeira passagem mas consegui fazerfoi uma pilotagem limpa. O mais importante é que estamos na frente e é isso que precisamos manter agora.”
Classificação do 3º Dia (Sábado):
1 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) 2h16m31.9s
2 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) +13.0s
3 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +56.8s
4 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m03.8s
5 Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC) +2m11.3s
6 Takamoto Katsuta/Dan Barritt (Toyota Yaris WRC) +4m43.1s
7 Andreas Mikkelsen/Ola Fløene (Škoda Fabia Rally2 evo) +5m22.7s
8 Gus Greensmith/Elliott Edmondson (Ford Fiesta WRC) +6m14.6s
9 Adrien Fourmaux/Renaud Jamoul (Ford Fiesta Rally2) +7m36.5s
10 Eric Camilli/François-Xavier Buresi (Citroën C3 Rally2) +7m54.1s
Comments