Já estão todos os veículos, logística e meios de assistência prontos a embarcar no porto de Marselha em direção à Arábia Saudita para a 43ª edição do Rally Dakar. Saiba tudo sobre o percurso, etapas e os portugueses que vão estar presentes na maior maratona de todo-terreno do mundo em 2021.
A 43ª edição do Dakar arranca com o Prologo no dia 2 de Janeiro em Jeddah. Além do prologo de 129 km, seguem-se 12 etapas, 4800 quilómetros de especiais cronometrados, duas etapas de looping e uma etapa de maratona. São estas algumas das principais características que a ASO lançou para o Dakar de 2021.
A apresentação oficial do roteiro detalhado do Rally Dakar 2021 - que acontece na Arábia Saudita - foi divulgada hoje em meio digital, detalhando não só o roteiro finalizado, mas também as especificidades de cada etapa. A ASO completou a rota final do 43º Dakar com as equipas a passarem três semanas no terreno em busca de novas e emocionantes rotas.
PERCURSO MAIS DIFICIL E MENOS EXTENSO
Nesta edição os concorrentes serão forçados a enfrentar mais dunas, trilhos mais difíceis e mais navegação do que na edição anterior. ‘Queremos dar aos competidores o melhor’, destacou o Diretor do Dakar, David Castera.
Foi também revelado o novo percurso que reduz a extensão de 12.874 quilómetros pela Arábia Saudita do ano passado para “apenas” 7.644 km em 2021. A explicação é simples, tem a ver com a pandemia: há menos seções rápidas e a nova rota foca-se na técnica e nas habilidades de navegação dos participantes.
Castera expôs os melhores pontos de cada uma das doze etapas, desde o início em Jeddah até o final na grande metrópole às margens do Mar Vermelho, cerca de 7.646 quilômetros depois - 4767 dos quais serão contra o relógio.
A etapa especial mais longa terá 511 quilômetros na penúltima etapa, enquanto a etapa geral mais longa terá um total de 813 quilômetros no quarto dia. O shakedown, o prólogo de levantar as cortinas, a largada da corrida em 2 de janeiro e a chegada final acontecerão em Jeddah. As doze etapas, programadas de 3 a 15 de janeiro de 2021, com um dia de descanso em Ha'il, farão uma caminhada no sentido anti-horário pelas paisagens da Arábia Saudita.
A prova contará com uma etapa maratona após o dia de descanso, onde os pilotos não poderão receber assistência mecânica e terão que cuidar mais de suas máquinas. Os pilotos podem esperar uma grande variedade de etapas complexas, sempre uma característica comum no Dakar, ou como Castera colocou na apresentação, “Nunca sabemos exatamente o que vai acontecer a seguir”.
LISTA DE INSCRITOS REDUZIDA EM TODAS AS CATEGORIAS
A ASO publicou a lista de inscritos do Dakar 2021 onde constam um total de 70 automóveis, 38 SSV e 35 camiões. A exemplo do que acontece nas categorias de motos e moto4’s, o número de participantes foi seriamente reduzido neste Dakar devido aos efeitos da crise económica associada à pandemia COVID-19. Na verdade, são muitos os pilotos e co-pilotos que vão estar ausentes do evento.
A lista de inscritos nos automóveis é encabeçada por Carlos Sainz com o número de #300 como o atual vencedor. O piloto de Madrid e Lucas Cruz terão como grandes rivais Nasser Al-Attiyah, Stéphane Peterhansel, Yazeed Al-Rajhi, Giniel de Villiers - com Alex Haro como copiloto - e Sébastien Loeb.
Sem surpresa, a lista de inscritos de motos volta uma vez mais a ser a mais numerosa, com um total de 109 pilotos inscritos. No total, vão estar à partida do Dakar 2021 560 participantes em representação de 49 países.
OS PORTUGUESES PRESENTES
Na categoria de motos que tem como favoritos o norte-americano Ricky Brabec (Honda), vencedor em 2020, e o australiano Toby Price (KTM) que venceu o Dakar por duas vezes num total de seis participações, a ‘armada lusa’ é composta por Rui Gonçalves (Sherco 450), Joaquim Rodrigues Jr. (Hero 450), pelo alemão de dupla nacionalidade Sebastian Buhler (Hero 450), por Mário Patrão (KTM 450 Rally) e pelo amador Alexandre Azinhais.
Nos automóveis volta assumir o papel de navegador do lituano Benediktas Vanagas num das Toyota Hilux da Gazoo Racing. Ricardo Porém repete a presença do ano passado com o Borgward BX7 Evo oficial, tendo agora como navegador Jorge Monteiro. Única presença entre os 38 SSV inscritos, a dupla formada pelo amador Lourenço Rosa e Joaquim Dias num CAN AM XRS.
AGENDA DO DAKAR 2021
PRÓLOGO E ETAPAS
Comentários