top of page
Redação

Rali do Ártico - Vitória fácil de Tänak, Rovanperä novo líder do WRC

O FINLANDÊS KALLE ROVANPERA TORNA-SE O LÍDER MAIS JOVEM DE SEMPRE DO WRC COM O BELGA NEUVILLE A ALCANÇAR NOVO TERCEIRO LUGAR. OTT TÄNAK DOMINOU DO PRINCIPIO AO FINAL O RALI DO ÁRTICO.



O piloto estónio nunca foi seriamente desafiado durante o encontro de três dias nas florestas geladas da Lapónia. Construiu uma vantagem confortável durante as duas primeiras etapas e abrandou na final para ganhar a segunda ronda do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA por 17,5sec.



O herói doméstico Kalle Rovanperä defendeu-se de Thierry Neuville para reclamar o melhor resultado da sua carreira na segunda prova. Com apenas 20 anos de idade, tornou-se o piloto mais jovem a liderar o WRC nos 49 anos de história do campeonato.


Tänak venceu cinco das 10 especiais de neve e velocidade sobre gelo no seu Hyundai i20. Para além de ter aterrado num banco de neve no sábado, ele evitou problemas nas estradas super rápidas perto de Rovaniemi para dar o pontapé de saída da sua candidatura ao título depois de se ter retirado na abertura da temporada em Monte-Carlo.



"A pressão estava lá e sabíamos que ia ser muito complicado levar a luta", disse Tanak. "No final, fizemos um fim-de-semana muito bom, com apenas um erro. É um lugar espantoso, definitivamente um dos melhores lugares para se obter num rally de Inverno".


Rovanperä, começando apenas o seu nono rally de alto nível, começou o último dia com uma vantagem de somente 1,8s para Neuville. Aumentou-a por um décimo na primeira de duas passagens pela especial de 22,47 km de Aittajärvi, antes de vencer a Wolf Power Stage para manter o seu domínio na segunda.

O piloto da Toyota Yaris afastou-se quatro pontos de Neuville no topo da classificação, relegando o campeão mundial Sébastien Ogier que teve um fim-de-semana decepcionante. O francês terminou em 20º depois de enterrar o seu Yaris numa deriva de neve.


O terceiro lugar de Neuville proporcionou um pódio duplo à Hyundai Motorsport, o que reduziu o campeonato de fabricantes da Toyota Gazoo Racing para 11 pontos.

Craig Breen terminou em quarto lugar noutro i20, após uma ausência de quatro ralis. A gestão dos pneus foi crucial e o irlandês voltou a cair no sábado enquanto lutava pela aderência nas estradas em deterioração após ter terminado o dia de abertura em segundo. Breen estava a 52,6 segundos de Tänak.



Breen manteve Elfyn Evans à distância na derradeira especial após o galês ter fechado a 3,6sec na penúltima especial. O intervalo final entre eles foi de 8,9sec. Takamoto Katsuta do Japão completou os seis primeiros com outro Yaris.


No Rally do Ártico foram feitas as homenagens no pódio ao grande rali finlandês Hannu Mikkola. O campeão mundial de 1983 e três vezes vice-campeão morreu na sexta-feira e a Força Aérea Finlandesa liderou os elogios com um flypast nos F18 Hornet.


O WRC desloca-se agora para o Rali da Croácia de asfalto para a terceira ronda, que se realiza em Zagreb, de 22 a 25 de Abril.


Classificação final do Rali do Ártico/Finlândia

1 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) 2h03m49.6s

2 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +17.5s

3 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 Coupe WRC) +19.8s

4 Craig Breen/Paul Nagle (Hyundai i20 Coupe WRC) +52.6s

5 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) +1m01.5s

6 Takamoto Katsuta/Dan Barritt (Toyota Yaris WRC) +1m37.8s

7 Oliver Solberg/Seb Marshall (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m39.0s

8 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta WRC) +2m09.0s

9 Gus Greensmith/Elliott Edmondson (Ford Fiesta WRC) +3m39.4s

10 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Volkswagen Polo GTI R5) +6m07.0s

(…)

20 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) +11m06.2s



9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page