A Toyota ocupa o primeiro e segundo lugar no Rallye Monte-Carlo após uma sexta-feira exigente e dramática - o dia mais longo do evento. O trio de pilotos da equipa dividiu a liderança entre eles durante o dia, e Elfyn Evans terminou com uma vantagem de 7,4 segundos sobre Sébastien Ogier. Ott Tanak é o terceiro classificado.
Após as duas primeiras etapas do rali na quinta-feira, as equipes enfrentaram um início desafiador na sexta-feira, com a duas primeiras especiais a serem realizados antes do amanhecer. A SS3 era particularmente complicada, em plena escuridão e com seções de gelo e neve, mas os pilotos da equipa aceitaram o desafio: Ogier foi o mais rápido à frente de Evans, mas o terceiro lugar para Rovanperä foi o suficiente para o jovem finlandês assumir a liderança do rali mesmo à frente dos seus companheiros de equipa.
O sétimo vencedor do rally, Ogier, foi o mais rápido novamente na SS4 para assumir a liderança e novamente na SS5 para completar a volta matinal com uma margem de 11,3s sobre Evans.
O líder da primeira etapa, Ott Tänak, estava 17,5 segundos atrás, em terceiro. O Hyundai i20 da Estoniana perdeu força nos grampos apertados desta manhã e ele ficou impotente para repelir o ataque de Ogier para o segundo lugar na fase final.
Kalle Rovanperä que tinha aumido a liderança na especial abertura da manhã, acabou por ser penalizado em 10 segundos por chegar atrasado ao SS4. Quarto colocado, colocou três carros Yaris entre os quatro primeiros, ficando o finlandês 53,1 segundos atrás de Evans.
A volta da tarde de duas etapas foi afetada por fortes chuvas no topo da já escorregadia superfície da estrada, e o progresso de Ogier foi interrompido por um pneu furado na SS6 que o rebaixou para o terceiro lugar geral. Evans, por outro lado, venceu a etapa ao ganhar a liderança do rally.
Ogier respondeu de forma brilhante na SS7 com uma nova vitória de etapa para recuperar o segundo lugar e reduzir seu déficit para Evans. Enquanto isso, Rovanperä caiu para quinto depois de sair da estrada na lama na SS6, mas conseguiu o quarto lugar na SS7.
Elfyn Evans (1º na classificação geral):
“Apesar de estarmos a liderar, não estou completamente satisfeito com o dia, para ser honesto. O Seb dirigiu muito bem hoje e tem sido difícil acompanhar o seu tempo. Em algumas seções, fui capaz de me sair muito bem, mas quando a superfície fica mais escorregadia, estou a lutar para sentir a aderência e não tenho confiança para acelerar mais nessas áreas. Espero que possamos fazer algumas mudanças e estar em uma posição melhor nessas condições amanhã (sábado)”.
Classificação do 2º Dia (Sexta-feira):
1 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) 1h33m57.5s
2 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) +7.4s
3 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) +25.3s
4 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +53.1s
5 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 Coupe WRC) +59.1s
6 Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m49.6s
7 Andreas Mikkelsen/Ola Fløene (Škoda Fabia Rally2 evo) +3m50.8s
8 Takamoto Katsuta/Dan Barritt (Toyota Yaris WRC) +4m05.0s
9 Adrien Fourmaux/Renaud Jamoul (Ford Fiesta Rally2) +4m37.9s
10 Gus Greensmith/Elliott Edmondson (Ford Fiesta WRC) +5m10.8s
Comentarios