A equipa Toyota conquistou uma histórica quarta vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans. Numa corrida dramática, no mítico Circuito de la Sarthe, a equipa oficial da Gazoo Racing conseguiu superar as adversidades para se tornar no primeiro vencedor de Le Mans com um hipercarro - o Toyota GR010 Hybrid.
Toda a equipa apresentada grande resiliência e nunca desistiu, em particular na segunda metade da corrida quando conseguiu superar um problema no sistema de combustível que ameaçou a corrida de ambos os carros. Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, no Hybrid # 7, finalmente venceram Le Mans pela primeira vez, depois de em várias ocasiões chegar muito próximo e não conseguir superar os seus colegas do Toyota # 8. Os campeões mundiais largaram da pole position e lideraram a 89ª edição de Le Mans durante a maior parte da corrida, completando 371 voltas.
A corrida
Foram 24 horas repletas de incidentes. Logo após o arranque em pista molhada, Sébastien Buemi caiu para o fundo da classificação na primeira volta, quando o seu Toyota # 8 foi atingido na parte traseira pelo Glickenhaus # 708. Mike Conway liderou então o pelotão com o Toyota # 7 e, apesar de dois furos comandou a corrida e fez o ritmo na frente, enquanto Sébastien Buemi sem mais infortúnios subia na classificação com o carro # 8. O híbrido da Toyota ainda sofreu um dano numa jante após contacto com outro carro numa ultrapassagem e um furo.
A chuva na sexta hora de corrida causou vários incidentes, incluindo um safety car de 20 minutos, mas José María López manteve o Toyota # 7 na frente e Brendon Hartley manteve um ritmo rápido no seguinte turno.
Quando a corrida entrou nas 12 horas finais, Kamui Kobayashi aumentou a liderança do carro # 7 para pouco mais de meio minuto, com Brendon Hartley a perseguir o colega de equipa. Quando Kazuki Nakajima assume o volante do Toyota # 8 após 14 horas, a equipa trocou a dianteira do carro eletrificado, para corrigir uma perda de desempenho aerodinâmico devido a pequenos danos.
Com o aproximar do último quarto da corrida, a tensão na garagem da Gazoo Racing aumentou. Um problema no sistema de combustível do carro # 8 impediu-o de completar todas as voltas previstas. Após paragens consecutivas de combustível, regressou ao paddock mais cedo, enquanto a equipa trabalhava intensamente para encontrar uma solução. Com quatro voltas sobre o terceiro colocado Alpine, e sem perspetiva de uma rápida rápida, um resultado de equipa testou várias opções até que uma contramedida eficaz fosse desenvolvida.
Os pilotos tiveram que ativar uma configuração específica em pontos definidos ao longo da pista para que o carro # 8 conseguisse fazer as voltas previstas entre paragens. Uma solução que se tornou crucial, quando o carro # 7 também sofreu um problema semelhante. Kamui Kobaiashi e José Maria Lopez conseguiram implementar rapidamente a situação e manter uma liderança confortável. Uma boa comunicação entre os pilotos e os engenheiros de corrida de ambos os carros, garantiu que o problema fosse controlado. Os dois japoneses, Kamui e Kazuki assumiram seus respetivos carros para as últimas voltas e fizeram história.
Resultado das 24 horas de Le Mans
(domingo, 22 de agosto de 2021):
1º # 7 Toyota Gazoo Racing (Conway / Kobayashi / JM Lopez) 371 voltas
2º # 8 Toyota Gazoo Racing (Buemi / Nakajima / Hartley) 369 voltas
3º # 36 Alpine (Negrão / Lapierre / Vaxiviere) 367 voltas
4º # 708 Glickenhaus ( Derani / Mailleux / Pla) 367 voltas
5º # 709 Glickenhaus (Briscoe / Westbrook / Dumas) 364 voltas
6º # 41 WRT (Frijns / Habsburg / Milesi) 363 voltas
Comments