top of page
motores7magazine

Volkswagen Carocha, uma história de 75 anos



No dia 27 de dezembro de 1945, começou em Wolfsburg a produção do Carocha, carro mais famoso de todos os tempos. Sabe como tudo aconteceu?


O início da grande história e sucesso da Volkswagen pode ser traçado até uma data: 27 de dezembro de 1945. Há 75 anos, a produção da Limusine Tipo 1 começou em Wolfsburg. O nome provavelmente não lhe diz nada: mas é o carro de partida do que se tornaria o Carocha, o famoso Carocha.



UMA FIGURA-CHAVE: MAJOR IVAN HIRST

O início de produção começou no final da Segunda Guerra Mundial, numa época em que a Volkswagen é administrada pelo governo militar britânico que tinha vencido a guerra. Os britânicos querem usar o Tipo 1 para transporte de emergência, e é por isso que eles decidem resgatar a fábrica de Wolfsburg, que está prestes a ser desativada. O Major Ivan Hirsté é um grande defensor da operação.


Apaixonado por carros e tecnologias, e graças a uma determinação sem reservas, Hirst consegue transformar a fábrica da Volkswagen - em tempos de guerra dedicada a fazer apenas armas militares - numa empresa industrial civil dedicada aos automóveis. Tudo isso, num espaço de tempo extremamente curto.



O INÍCIO DA LENDA

O projeto Carocha convence o governo britânico, que já havia encomendado 20.000 aeronaves até agosto de 1945. Em dezembro, começou a produção. Não sem algumas dificuldades inevitavelmente ligadas à situação política e económica da Alemanha, que foi derrotada no conflito. Há problemas no fornecimento de alimentos aos trabalhadores, escassos recursos energéticos e também de matérias-primas. Apesar dessas condições difíceis, logo após o Natal o primeiro sedã da história da Volkswagen deixa a linha de produção. No final de 1945, 55 unidades haviam sido feitas.



A produção em massa começa em 1946, e desde esse ano 1.000 Carochas foram feitos por mês. Falta de material e pessoal não podem prometer números mais altos. Em 1947, o carro começou a ser comercializado no exterior, graças ao estabelecimento de um sistema de vendas e assistência pós-venda sem precedentes. Foi nessa época que a Volkswagen começou a crescer como marca, ajudada pelos excelentes sucessos comerciais do Carocha.


Em pouco tempo o Volkswagen Carocha torna-se o carro mais popular do mundo. Também estabelecendo um recorde de longevidade. O último modelo do Carocha foi de fato produzido no México em 2003: o último de 21.529.464 de modelos. Destes, 15,8 milhões permaneceram "em casa" na Alemanha. Mas há poucos carros verdadeiramente "globais" no mundo, como o Volkswagen Beetle. Ou, se preferir, o Carocha.

33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page