top of page
João Tavares

Volkswagen revelou novos híbridos Plug-in Tiguan e Arteon

A marca alemã continua a campanha de eletrificação dos seus modelos, na sequência da procura crescente de motores de propulsão híbrida em todo o mundo. São os casos das versões eHybrid dos Arteon e Arteon Shooting Brake, e do Tiguan.



As mais recentes gerações dos Volkswagen Arteon, Arteon Shooting Brake e Tiguan são uma declaração de design, com as suas inconfundíveis linhas exteriores e interiores. E a autonomia 100% elétrica das versões e-Hybrid é tão grande, que muitos condutores irão percorrer as suas distâncias diárias sem gerar emissões.


Um dos mais importantes novos sistemas de acionamento do Tiguan é a unidade híbrida plug-in, sustentável e ágil, com uma potência máxima de 245 cv. Graças a uma bateria de iões de lítio com um sistema de energia de 13 kWh, o novo Tiguan eHybrid tem uma autonomia em modo 100% elétrico (E-MODE) até 57 km (WLTP), o que significa zero emissões poluentes. Esta motorização encontra-se disponível nas versões Life (autonomia elétrica em circuito urbano de 57 km) e R-Line (autonomia elétrica em circuito urbano de 55 km).



No modo híbrido, o motor a gasolina turbo de 150 cv e o motor de acionamento elétrico (115 cv) trabalham em simultâneo. Em conjunto com um dos sistemas de navegação, isto permite que o Tiguan eHybrid ative automaticamente uma estratégia híbrida preditiva, usando GPS e dados de mapa. A estratégia híbrida preditiva ajuda o sistema de acionamento a utilizar da melhor forma a energia elétrica armazenada na bateria de iões de lítio e a minimizar o consumo de combustível.



O Tiguan eHybrid é proposto com preços a partir de 41.730 euros (1.4 TSI DSG Life PHEV) e 42.742 euros (1.4 TSI 245 DSG R-Line PHEV). Preços sem pintura metalizada e sem despesas administrativas.


Arteon eHybrid

Zero emissões na cidade e 218 cv



Paralelamente à estreia do Arteon Shooting Brake, a Volkswagen passou a oferecer uma extensa atualização do modelo. As duas versões de carroçarias abrangem todos os novos desenvolvimentos, incluindo, pela primeira vez no Arteon, uma propulsão híbrida plug-in de 218 cv. O novo Arteon eHybrid é um híbrido plug-in com um motor elétrico e um motor TSI a gasolina. O automóvel arranca em modo elétrico, quase silencioso e com zero emissões. Quando o modo híbrido é ativado, através da função de seleção do perfil de condução, combina o motor de combustão 1.4 com o motor elétrico de 115 cv, para atingir uma potência combinada de 218 cv. A melhor combinação entre os dois motores torna as viagens longas mais eficientes ou utiliza a potência combinada para acelerar dos 0-100 km em 7,8 segundos.



O Arteon com tecnologia híbrida plug- in tem uma autonomia até 59 km (de acordo com o método WLTP, e utilizando uma bateria de 10,4 kWh), fazendo prova de que a mobilidade eficiente já não é uma miragem. Para além disso, é quase silencioso e produz zero emissões em modo elétrico. O consumo combinado de combustível é de 1,3 l/100 km e o consumo combinado de eletricidade é de 15,5 kWh/100 km.


Carregamentos e modos de condução


É fácil carregar o Arteon eHybrid. Basta ligar o cabo de carregamento à tomada de casa ou a uma wall box, opcional, como o ID. Charger. Usando o ID. Charger (não faz parte do equipamento de série), a bateria de lítio vai ficar completamente carregada em aproximadamente 3,5 horas. E quando se está em viagem, existem mais de 100.000 postos de carregamento na Europa, onde se pode pagar com cartão e contactless.


A MOON, marca do grupo Porsche Holding Salzburg representada em Portugal pela SIVA, desenvolve e comercializa soluções de mobilidade elétrica em distintas áreas de negócio. Para clientes particulares, disponibiliza wall boxes para uso doméstico, que vão de 3,6 kW (modelo Basic) a 22 kW (modelo Connect). Existe também um carregador portátil POWER2GO, que permite total flexibilidade e mobilidade de carregamento, respeitando a mesma gama de potências (3,6 kW a 22 kW CA). A MOON também propõe carregadores rápidos, com 75 kW de capacidade.



Quer se circule no modo 100% elétrico ou na combinação entre o motor elétrico e o motor de combustão, basta premir um botão para escolher o modo de condução da preferência do utilizador. O modo híbrido combina a potência de ambos os motores, assegurando uma elevada eficiência. Ao tocar uma vez no seletor de mudanças vai-se ativar o modo "S" (programa desportivo), e se o condutor voltar a tocar no seletor de mudanças, regressa ao eficiente modo de condução "D".

A versão eHybrid está disponível com os níveis de equipamento Elegance e R-Line, nos quais se destacam, de série, diversos equipamentos de conforto e design, como os farolins traseiros 3D LED com indicadores de mudança de direção dinâmicos, o Digital Cockpit Pro e o sistema de navegação Discover Media com streaming & internet.


O Arteon eHybrid é proposto com preços a partir de 50.788 euros (1.4 TSI Plug-in Hybrid Elegance) e 51 843 euros (Shooting Brake 1.4 TSI Plug-in Hybrid Elegance), enquanto as versões mais equipadas apresentam valores de 51.865 euros (1.4TSI Plug-in Hybrid R-Line) e de 52.923 euros (Shooting Brake 1.4TSI Plug-in Hybrid R-Line). Preços sem pintura metalizada e sem despesas administrativas.


15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page