top of page
motores7magazine

Tudo a postos para Losail

Tudo pronto para a nova época de MotoGP que tem início este fim-de-semana, marcada por alterações no regulamento técnico como há muito não se viam. Aqui ficam as opiniões dos principais protagonistas da classe rainha, numa antevisão do que ai vem.

Com nova temporada a ter início, o Campeonato do Mundo de MotoGP afigura-se para 2016 muito diferente do que foi. Desde 2002, quando a era de quatro tempos começou, que o campeonato não é alvo de medidas técnicas tão radicais. Novos pneus Michelin, limites de combustível revisto, um ECU especial e software unificado já abalaram a grelha nos testes de pré-temporada e a primeira corrida de 2016 apresenta um mundo de incógnitas.

Juntos numa conferência de Imprensa em Losail no Qatar, estiveram alguns dos principais protagonistas da época passada, Valentino Rossi, Jorge Lorenzo, Marc Marquez e Dani Pedrosa, aos quais se juntaram as estrelas em ascenção, respetivamente Andrea Iannone e Maverick Viñales. Aqui ficam as suas primeiras impressões sobre muitas das novidades técnicas aplicadas pela Dorna. Para o campeão do mundo reinante, Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP) e que foi um dos homens mais fortes nos testes, isto não são coisas que se vejam do lado de fora mas, para os pilotos “é realmente uma grande diferença. Em primeiro lugar com os pneus. Os Michelin oferecem uma sensação completamente diferente com a moto e também com os novos componentes eletrónicos, são os mesmos para todos, menos sofisticados e muito mais difíceis de pilotar e controlar, especialmente com o acelerador. Ainda assim, a maiorquino salienta os bons tempos conseguidos nos três testes com a Yamaha.

"Nos últimos cinco ou seis anos era possível começar muito rápido a partir da primeira curva da primeira volta. Agora é um pouco mais complicado, pois temos que entender o limite nas primeiras voltas.” Completa Lorenzo, salientando ainda a maior importância da condição física com as novas condições.


ELETRÓNICA MAIS BÁSICA


O nove vezes campeão mundial Valentino Rossi, que foi o vencedor no Qatar em 2015 e terminou a época a discutir o titulo de MotoGP, considera que vai haver mais trabalho a realizar em cada fim-de-semana: "Este ano tudo vai ser muito interessante porque nós temos um monte de mudanças, especialmente a conduzir a moto. Mudamos coisas que fazem uma grande diferença: os pneus são diferentes e também o sistema eletrónico é um pouco mais básico. Isto significa que temos de trabalhar muito bem para estar fortes no domingo ".

Nos testes de pré-temporada em Phillip Island, o ex-piloto de 500 Luca Cadalora apareceu ao lado de Rossi: "Ele vai trabalhar comigo ao longo da temporada. Nós trabalhamos juntos e tentei algumas coisas no teste. É sempre interessante ter um ex-piloto como o Luca, com muita experiência e uma boa visão ao redor da pista. Durante o teste, encontramos algo interessante, então vamos continuar juntos ."

No que se refere a Marc Marquez (Team Repsol Honda Team) que teve uma temporada muito abaixo do que já fez. “Olhando para os resultados dos testes esta não tem sido uma pré-temporada fácil. Mas nós melhoramos e mantivemos um ritmo constante, uma linha progressiva para o mais importante e parece que aqui, no último teste no Qatar fizemos um grande passo e estávamos mais perto. De qualquer forma, sabendo que esta é uma das piores pistas para nós, a motivação e ambição da primeira corrida pode fornecer o que precisamos. Quando formos para a Argentina e para Austin vamos ver mais a diferença onde estamos. Mas temos de começar bem esta temporada."

"Ninguém vai estar preparado para a primeira corrida" (Andrea Dovizioso/Team Ducati)

Passando ao Team Ducati, Andrea Iannone que em 2015 conquistou o seu primeiro pódio de MotoGP, vai procurar ir mais longe na nova época. “Com certeza queremos melhorar e queremos ir melhor do que 2015 e, claro, quero ganhar a minha primeira corrida na classe de MotoGP. Este é o meu objetivo e eu tentarei dar o meu melhor desta corrida em diante ".

Um dos pilotos mais impressionante nos testes foi Maverick Viñales (Team Suzuki Ecstar). O piloto espanhol esteve no topo do Teste de Phillip Island e terminou em terceiro lugar no teste do Qatar. "É claro que foi um passo incrível para nós. Foi muito importante a experiência que tivemos o ano passado, para este ano podermos trabalhar melhor e com mais concentração e calma. “Sobre o sistema eletrónico, agora é muito mais semelhante para todos e isso é melhor para nós. Enfim, foi um teste, agora é um fim de semana de corrida e nos sentimos motivados, calma e com ‘fome de corridas”.

Agora seguem-se os Treinos livres na pista, marcados para as 19h55 locais.

0 visualização0 comentário
bottom of page