TREINOS > Losail / Jorge Lorenzo, em Yamaha, assegurou a pole para o Grande Prémio do Qatar mas com Marc Marquez (Honda) e Maverick Viñales (Suzuki) muito próximos do seu registo, antevê-se uma corrida bastante animada para amanhã. Valentino Rossi garantiu a quinta posição, situando-se na segunda fila da grelha entre as competitivas Ducati de Andrea Iannone e Dovizioso.
A melhor marca na Moto 2 pertenceu a Jonas Folger (Dynavolt Intact GP Kalex) com o luso Miguel Oliveira a posicionar-se na 22ª posição, enquanto Romano Fenati (KTM) parte do primeiro lugar na classe de Moto3.
Rossi assina por mais dois anos com a Yamaha
A lenda de MotoGP assinou uma extensão de contrato de dois anos com a Yamaha para correr até o final da temporada de 2018. Rossi, que conclui os dois últimos mundiais na segunda posição da classe rainha, torna-se assim num dos primeiros dos pilotos a assinar um novo contrato, visto que a maioria dos contratos que expiram no final de 2016.
"Estou muito satisfeito com esta decisão, porque sempre foi o meu plano para competir durante o tempo que posso ser competitivo e achar que é agradável ao mesmo tempo.
"Desde que voltei para a Yamaha em 2013 sinto-me como se estivesse em casa novamente e demonstro-o nos resultados. Tenho enorme prazer em trabalhar com a minha equipe e o resto da equipe Movistar Yamaha MotoGP e estou motivado para continuar com a minha YZR-M1 a procurar os melhores resultados possíveis, este ano e as duas temporadas seguintes.”
TREINOS DE QUALIFICAÇÃO / MOTOGP
1 Jorge LORENZO (Movistar Yamaha) 1'54.543
2 Marc MARQUEZ (Repsol Honda) 1'54.634
3 Maverick VIÑALES (Team Suzuki Ecstar) 1'54.638
4 Andrea IANNONE (Team Ducati) 1'54.693
5 Valentino ROSSI (Movistar Yamaha) 1'54.815
6 Andrea DOVIZIOSO (Team Ducati) 1'54.963
7 Dani PEDROSA (Repsol Honda) 1'55.078
8 Hector BARBERA (Avintia Racing Ducati) 1'55.165
9 Pol ESPARGARO (Monster Yamaha Tech 3) 1'55.302
10 Cal CRUTCHLOW (LCR Honda) 1'55.352
Andrea Iannone (Ducati): "Estou calmo e relaxado"
Andrea Iannone terminou o dia de ontem (sexta-feira) do Grande Prémio do Qatar como o piloto mais rápido na categoria rainha. O italiano rodou em 1'54.639 e liderou com esta marca o topo dos tempos dos Treinos Livres, um início quase perfeito para o homem do Team Ducati, declarando-se assim como um dos favoritos para a corrida de domingo. Além de definir o tempo mais rápido, Iannone também avaliou um número de diferentes opções de pneus, mas permanece inseguro quanto à sua escolha para a corrida."Nós terminamos as três sessões de treinos livres com o melhor tempo e assim para nós, foi um dia muito positivo.” Começou por afirmar Iannone.“Estamos a trabalhar muito bem e a nossa moto está forte, então agora temos de continuar por este caminho e fazer melhorias. Em FP2 fomos muito bem com o pneu duro, depois na FP3 também também experimentámos a opção macia, mas ainda é difícil escolher qual vamos utilizar na corrida. No momento eu estou calmo e relaxado sobre a situação, porque também nos testes sempre usei o pneu duro. Amanhã vamos usar a sessão FP4 para tomar a decisão final".
A qualificação do rookie Miguel Oliveira
Miguel Oliveira diz-se preparado para fazer uma corrida “de trás para a frente” queixando-se do vento que prejudicou a sua performance. O piloto português, parte amanhã da oitava fila da grelha em Losail para realizar a sua estreia na categoria de Moto2.
O piloto português vai partir para a sua primeira corrida de sempre em Moto2 da 22ª posição, depois da sessão de qualificação realizada hoje no circuito de Losail, Qatar. A sessão de qualificação do dia de hoje, realizou-se com condições atmosféricas piores do que nos dias anteriores com muito vento a fazer-se sentir, como explica o piloto português da Leopard Racing: “Hoje a qualificação não correu como esperávamos, tive menos confortável com a moto do que ontem e não consegui sentir-me confortável com o setting.” Começa por adiantar Miguel Oliveira.
“Hoje estava bastante mais vento do que ontem e isso condicionou um pouco o meu desempenho. No final, tentamos melhorar um pouco estas sensações com uma alteração na moto mas acabou por ser ainda pior. Amanhã vou ter que fazer uma corrida de trás para a frente, mas não tenho nenhum objetivo em concreto. Julgo que terminar nos pontos já seria um bom resultado mas sobretudo o objectivo é recolher o máximo de informação possível para mim mesmo durante a corrida.” A primeira corrida desta nova fase da carreira do jovem de Almada tem hora marcada para as 16h20, hora de Lisboa.
TREINOS DE QUALIFICAÇÃO / MOTO2
1 Jonas FOLGER (Intact GP KALEX) 1'59.052
2 Sam LOWES (Team Gresini) 1'59.124
3 Alex RINS (Paginas Amarillas HP 40 KALEX) 1'59.354
4 Johann ZARCO (Ajo Motorsport KALEX) 1'59.419
5 Franco MORBIDELLI (Estrella Galicia Marc VDS KALEX) 1'59.509
22 (…) Miguel OLIVEIRA (Leopard Racing KALEX) 2'00.757
TREINOS DE QUALIFICAÇÃO / MOTO3
1 Romano FENATI (Team SKY VR46 KTM) 2'06.131
2 Livio LOI (Racing GP BV Honda) 2'06.178
3 Brad BINDER (Red Bull KTM Ajo) 2'06.245
4 Fabio QUARTARARO (Leopard Racing KTM) 2'06.399
5 Jorge NAVARRO (Estrella Galicia 0,0 Honda) 2'06.448