top of page
motores7magazine

Porsche no topo dos tempos em Paul Ricard


A Porsche concluiu o prólogo dos testes de pré-temporada do campeonato do mundo de resistência (WEC) em Paul Ricard no topo da tabela de tempos, provando que o novo 919 Hybrid é um digno sucessor do LMP1 que foi campeão na época passada. Stéphane Sarrazin, no Toyoya TS050 n.º 5 foi o piloto que mais se aproximou das marcas dos homens da Porsche, conseguindo o terceiro tempo do fim-de-semana – 1m38,273s.

Na ‘armada’ Audi Benoit Trélyuer foi o mais rápido, com o francês a rodar em 1m38,827s, a quase 1,4 segundos da marca conseguida por Hartley, ainda que se possa justificar com os problemas evidenciados pelo novo R18 e-tron quattro. Durante a noite, na box da Audi tiveram de trabalhar para trocar o chassis do R18 que havia sofrido pequenos estragos ao nível da suspensão durante a jornada de sexta-feira.

Nos LMP2, Filipe Albuquerque e os seus companheiros de equipa, Bruno Senna e Ricardo Gonzalez, tiveram de se contentar com o quinto tempo da categoria, onde a Signatech Alpine se cotou como a equipa mais veloz, com Nicolas Lapierre a levar o Alpine A460 a efetuar uma volta em 1m46,974s. Entre os GTE Pro assistiu-se a uma surpresa, com a Ford Ganassi Racing a conseguir ser mais veloz na última sessão, depois do melhor tempo ter pertencido a Ginamaria Bruni no Ferrari 488 da AF Corse.

AUDI, PORSCHE E TOYOTA REVELA NOVIDADES

Na véspera do teste colectivo em Paul Ricard que se realizou no fim de semana de Páscoa, os três construtores da classe principal do Campeonato Mundial de Endurance, LMP1, mostraram os seus próprios carros e 'armas' para a temporada de 2016. O primeiro em ordem cronológica foi a Audi que lançou o novo R18 e-tron Quattro.

O carro da marca alemã foi construído a partir do zero, depois da decepcionante temporada de 2015. A principal novidade do novo Audi R18 é o salto na classe de energia, agora 6Mj (quando anteriormente era 4Mj) com as novas baterias de lítio, mas também o motor V6 que foi completamente redesenhado no híbrido e 'resistente' carro. Grande novidade também do ponto de vista aerodinâmico: esteticamente, o R18 parece completamente diferente dos anteriores, mas também foge das linhas conservadoras dos rivais da sua classe. O objetivo da Audi é, obviamente, resgatar a temporada de 2015, concentrando-se não apenas a 24h de Le Mans, mas também no Campeonato Mundial de Endurance.

Quarta-feira foi a vez dos campeões, a Porsche que apresentou o novo 919 híbrido que tem a missão de defender a coroa de campeão. Os alemães têm jogado pelo seguro, fazendo ligeiras alterações em relação à versão de 2015. No entanto, Weissach não ficou de braços cruzados e, por exemplo, a suspensão dianteira do 919 foi completamente redesenhada para tirar proveito dos novos compostos da Michelin. Do ponto de vista aerodinâmico, a Porsche lançou o pacote de alta pressão aerodinâmica que irá utilizar nos dois primeiros rounds em Silverstone e Spa, reservando para Le Mans uma nova configuração de baixa carga. O motor V4 turbo de 2000cc também foi revisto. Finalmente a Toyota, a grande derrotada de 2015, lançou as primeiras imagens oficiais do Ts050. O novo protótipo tem um motor a gasolina V6 2,4 litros twin-turbo, apoiado por um novo sistema híbrido 8Mj. Do ponto de vista aerodinâmico muitas foram as modificações aplicadas.


0 visualização0 comentário
bottom of page