Era um segredo que se ia falando mas que, finalmente, se confirma. A injeção eletrónica para motores 2T (dois tempos) vai chegar à KTM. O novo sistema aparecerá na gama 2018 de enduro, que será apresentada oficialmente à imprensa em Maio-Junho de 2017, de acordo com fontes internas da casa laranja.
A entrada em vigor da norma Euro4 em 2017 e a sua alta restrição aos gases poluentes vai obrigar a as marcas a tomar medidas drásticas na produção para manter no seu catálogo as motos de enduro 2T, casos das 125 EXC de KTM e TE 125 da Husqvarna.
No departamento de desenvolvimento de Mattighofen trabalha-se à vários anos num novo motor 250 e 300 2T com injeção Elecronics que Lars Enockl utiliza na última temporada do Mundial de Enduro Xtrem (ver voto). O motor que o piloto KTM utiliza é a base do modelo de injeção, sendo o carburador empregue Mikuni e não Keihin como até agora porque reduz mais as emissões. Esta nova unidade surgirá na gama EXC de 2017 que surge em Junho deste ano, aliada a um novo quadro e uma suspensão WP revolucionária. A injeção eletrónica será incorporada na gama de 2018, esperando uma redução nas emissões de CO e hidrocarbonetos em cerca de 56% como estipula a Euro4.
Um pormenor interessante será a incorporação do motor de arranque no bloco do motor.