YAMAHA FJR 1300 AS
A evolução da turística Yamaha FJR passa por uma caixa de 6 velocidades nova e mais suave, assim como por um sistema de iluminação inovador que assegura mais segurança nas viagens noturnas. O motor segue com a habitual resposta potente e suave.

Volvidos mais de 15 anos no mercado e com mais de 60.000 unidades entregues em toda a Europa, a quinta geração da Yamaha FJR 1300 continua como uma moto turística de desempenho notável, face ao modo como combina potência e conforto. A opção com caixa semi-automática de velocidades (AE) continua a existir, única nesta categoria de motos GT. Para 2016 a conhecida FJR 1300 mostra alguma alterações, ligeiras mas significativas para o conforto e segurança na condução. A FJR não precisou até agora de grandes mudanças, mas o passar do tempo aconselhava novos equipamentos e restyling estético. Assim, os técnicos de Iwata aproveitaram para acentuar o seu caráter dinâmico e desportivo que lhe vem dos primeiros tempos.
A renovada GT japonesa emprega uma diferente caixa de 6 velocidades, que pela primeira vez na Yamaha emprega dentes helicoidais e que tem diferente deslocamento. Para tornar mais fácil e suave a transição de marchas, foram adotadas novas relações de transmissão, em conjunto com uma nova embraiagem A & S anti-ressalto para as reduções - a exemplo do que se vem passando nas motos mais desportivas de conotação RR.

ILUMINAÇÃO ADAPTATIVA EM INCLINAÇÃO
Toda a iluminação foi alterada, passando a existir uma dupla ótica com dois LEDs em cada lado. Existem ainda novas luzes de posicionamento, também em LED, e uma luz presença traseira da mesma tecnologia. Outra alteração significativa, a incorporação nos modelos FJR1300AE /AS das novas lâmpadas angulares adaptativas: três LED's em cada um dos faróis acendem-se sucessivamente e progressivamente assim que um sensor detecta a inclinação da moto.
O painel de instrumentos foi redesenhado,apresentando um LCD na zona central (com informações de velocidade, modos de condução – Soft, Normal, Hard - e outras informações) tendo à sua esquerda o mostrador de rotações no mesmo local das Yamaha mais desportivas. No lado direito temos o computador de bordo com múltiplas informações de consumos, distancias percorridas, etc.
Por último, refira-se que a FJR1300 de 2016 já está preparada para acolher a instalação do sistema de Dainese D-Air (airbaig).
O kit específico de instalação conta com sensores, conectores, e suportos e deverá ser encomendado a partir de qualquer distribuidor da marca, devendo o utilizador combiná-lo com um blusão Dainese equipado com o sistema – solicitando todas as informações sobre o mesmo junto do distribuidor.



Com um sistema de iluminação adaptativo à posição da moto, e a nova caixa muito suave, a Yamaha Europa anunciou que as primeiras unidades começariam a sair dos stands ao final do primeiro trimestre de 2016
YAMAHA FJR 1300 AS
MOTOR – 4 CILINDROS EM LINHA 1298cc (146,2 cv)
TRANSMISSÃO – POR CARDÃ, 6 VELOCIDADES COM A & S
PESO A SECO – 296 kg
IMPORTADOR – YAMAHA MOTOR PORTUGAL
PREÇO – 19.950€

>>>