Centenas de pessoas aproveitaram a oportunidade de assistir à corrida de resistência de Miguel Oliveira no SAKI, um momento único de ver o piloto português a correr em Portugal. Os pilotos participantes aproveitaram para captar os melhores tempos e para se aconselharem junto de Miguel Oliveira. O jovem piloto e a sua equipa ficaram no segundo lugar, numa corrida acesa e cheia de reviravoltas.
Na conferência de imprensa no local, o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha reforçou a importância de eventos como este e o retorno económico para a região. “Naturalmente que a nossa estratégia é associar, cada vez, mais a nossa cidade ao desporto motorizado. Há muito poucos municípios pelo país com os nossos equipamentos e obviamente que esta é uma forma de potenciar o que temos, até porque na cidade de Santo André e no município há muita gente adepta do motociclismo, e há aqui muitas associações presentes, nomeadamente um grupo motard que também está aqui a colaborar neste evento.”
“Esperemos que esta seja uma tónica para que no futuro Portugal possa ter uma etapa no Campeonato do Mundo. Os hotéis e a restauração estão cheios. Houve muita gente a telefonar para a Câmara para saber onde se podia alojar porque vinha de propósito para ver esta iniciativa. E o facto de o Miguel se ter disponibilizado para visitar as escolas do concelho também foi muito importante pois ele é um exemplo enquanto atleta, jovem e também pelo seu percurso escolar.”
Já para Miguel Oliveira, e face à sua ligação especial a Santo André, este evento “nasceu do facto de nós há uns anos atrás termos conseguido perceber o potencial que tinha fazer um evento com este tipo de motos. Assim, o evento surgiu um pouco pela vontade de querermos trazer o motociclismo às pessoas e de podermos dar um bom espetáculo. Decidimos que o local perfeito para o organizar era aqui em Santo André e assim foi. Conseguimos em conjunto com Câmara Municipal e também com o Kartódromo colocar um evento com profissionalismo e muita segurança, numa prova com o cunho da Federação de Motociclismo.”
Logicamente que, por não termos um Grande Prémio em Portugal, e pelo facto acrescido das provas serem longe, trazer qualquer coisa aos portugueses e poder brindar os fãs é uma grande oportunidade. Estou muito satisfeito com a quantidade de pessoas que fizeram questão de marcar presença.”
O piloto estará ainda hoje presente hoje na 21ª Gala dos Globos de Ouro, estando nomeado para a categoria de melhor desportista masculino, e ruma amanhã para a apresentação oficial das 12 horas de Portimão.
NO PRIMEIRO DIA, MIGUEL OLIVEIRA FOI SURPREENDIDO
POR UMA SALA DO KARTÓDROMO DE SANTO ANDRÉ COM O SEU NOME
Miguel Oliveira já estreou a pista do SAKI (Kartódromo Internacional de Santo André). No âmbito da iniciativa promovida pelo município pelo município de Santiago do Cacém e organizada pelo Miguel Oliveira Fan Club, foram muitas as pessoas que, ao longo do primeiro dia, aproveitaram a oportunidade de estar com o jovem piloto num evento repleto de adrenalina a duas rodas. Ainda neste mesmo dia, o piloto português foi surpreendido com a inauguração da Sala homónima no kartódromo.
No espaço estão, além de várias fotografias dos primeiros anos de carreira do piloto, umas botas autografadas e imagens da prova em que se sagrou vice-campeão do mundo de Moto3. Para o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, tudo isto tem um significado especial.
“Posso dizer-vos que é com muto orgulho que temos hoje aqui a presença do Miguel Oliveira no nosso município. Há uns meses atrás o Sr. Ferrinho (diretor do Kartódromo) contou-me que o Miguel Oliveira tinha começado a dar aqui os primeiros passos em Santo André, ainda em tenra idade, e fazia todo o sentido para nós organizar alguma com o nosso campeão aqui no SAKI. E conseguimos realizar este sonho. Não tenho dúvidas nenhumas que amanhã será uma enchente. Quero agradecer ao Miguel Oliveira a disponibilidade que teve e agradecer a todos os que colaboraram para podermos estar aqui todos.”
Já para Miguel Oliveira: “Quero agradecer ao Sr. Ferrinho e ao Sr. Presidente Álvaro Beijinha por terem posto este evento a andar. Esta sala também é uma surpresa para mim que eu aceito de muito bom grado. Não tenho nenhuma sala com o meu nome, por isso, tê-la aqui no SAKI faz muito sentido porque foi aqui que eu, praticamente, aprendi a andar de mota. O Sr. Ferrinho sabe que eu vim para aqui e, muitas vezes, pedia-lhe para ligar as luzes e andava aqui à noite. Antes de inaugurar o kartódromo, já eu corria cá."
Evento em Vila Nova de Santo André com casa cheia