O Espírito do Caramulo, prova de velocidade e regularidade organizada pelo Museu do Caramulo, vai alinhar 61 automóveis na rampa do Caramulo já no próximo Domingo, dia 5 de Junho.
A prova decorrerá num traçado com cerca de 2.800 metros de extensão, pela serra acima, sendo este já um ícone do panorama automobilístico nacional pelas suas características técnicas que potenciam a velocidade e lhe conferem um carisma especial. Tal como nos anos anteriores, a prova vai voltar a contar com a categoria de Regularidade, que permite a participação de automóveis sem o arco de segurança (roll-bar), além de alargar o espectro a outro tipo de participantes que preferem este modelo ao da velocidade. Para as restantes categorias, mantém-se a admissão de todos os automóveis que cumpram as normas de segurança descritas no regulamento como o arco de segurança (roll-bar), cintos de segurança, baquets e um extintor (mínimo 2kg de capacidade).
A edição de 2016 continuará a apostar na participação de pilotos femininas, com um prémio próprio para esta categoria, reconhecendo assim a sua importância no desporto automóvel
Para já, O Espirtio do Caramulo destaca-se pela enorme variedade de automóveis, que vão desde um Ferrari 550 Maranello, alguns modelos da Porsche, até a um Mini Cooper ou um Volkswagen Carocha.
O público poderá ainda disfrutar da perícia e resistência de um Auto Union 1000 S de 1960, o automóvel mais antigo em competição, ou de um Alfa Romeo Giulietta de 2011, o mais recente. Ao todo, os mais de 60 concorrentes irão ser colocados à prova num percurso com mais de 2.800m de extensão e uma inclinação média de 5,1%, reconhecido pelas suas características técnicas que potenciam a velocidade e lhe conferem um carisma especial. Para além disso, as previsões meteorológicas são de temperaturas amenas e céu nublado sem chuva, condições de excelência para a prática da modalidade.
Programa:
09h45 - Início das subidas de treino 13h15 - Início das subidas de prova 15h00 - Chegada do passeio do Clube dos Mercedistas 17h30 - Desfile das concentrações pelo percurso da rampa