De 9 a 11 de junho, o 18º Portugal Portugal de Lés-a-Lés vai ligar Albufeira a Vila pouca de Aguiar, com paragem no Luso/Bussaco. Conta, uma vez mais com cerca de 1000 km de animação e descoberta pelo nosso interior com boa gastronomia e riquíssima história. Tudo irá começar com o prólogo de quinta-feira, 67 quilómetros por locais aprazíveis e de interesse histórico como o Castelo de Paderne, um dos sete castelos representados na Bandeira Nacional.
Com quase 1600 participantes inscritos em 1500 motos, as primeiras motos saem de Albufeira no dia seguinte, sexta-feira a partir das 5h30 e com intervalos de 15 segundos. O dia tem uma etapa longa, de 530 quilómetros, de perfil rolante mas a exigir concentração para não se chegar demasiado tarde ao Luso. Os concorrentes vão encontrar dois pontos realmente «picantes» e 12 controlos de passagem, que assinalam o cumprimento de todo o percurso delineado no road-book.
Já no Luso, as partidas serão dadas novamente ao raiar do dia, a partir das 6 horas, para uma tirada com 10 horas de extensão, com intervalos de 20 segundos entre cada equipa, criando pelotão mais espaçado e cuja passagem demorará 4 horas e 10 minutos, com os últimos a chegarem a Vila Pouca de Aguiar às 20.10 h. Para percorrer existem cerca de 300 quilómetros, com estradas mais lentas e recurvadas, mais exigentes em termos de condução mas também mais turísticas.
Fiquem atentos aos ‘Oásis’ de descanso, sempre apetecíveis após dois dias a andar de moto, nomeadamente em Pendilhe após uma visita aos canastros típicos onde a população da aldeia guarda o milho, ou na freguesia vizinha de Vila-Cova-à-Coelheira (ambas pertencentes ao concelho de Vila Nova do Paiva, distrito de Viseu, onde haverá tempo de descanso no aprazível relvado junto à praia fluvial do Rio Covo. Divirtam-se.