top of page
Skoda Octavia 1.0 TSI DSG

Três cilindros é a receita certa?


A marca checa lança no mercado um novo motor tricilindrico 1.0 TSI com 115 cv que é proposto como acesso à gama em conjunto com o sistema "Dynamic Chassis Control" (DCC).

Por Mike Rodman


A berlina familiar Skoda Octavia acolhe um novo motor na sua gama. Este é o 1.0 TSI de três cilindros que com uma potência de 115 cv, substitui o atual 1.2 de quatro cilindros e 110 cv de potência. Esta é uma unidade já utilizada em outros modelos do grupo VAG mas, como ele responde sob o emblema Skoda?

Se tivéssemos que definir numa palavra a nossa percepção sobre o desempenho deste motor seria, recomenda-se! Transmite boas sensações, não é preguiçoso, não emite ruídos ou vibrações incómodas e tem até um som agradável. Talvez a única questão deixada pelo Octavia e Octavia Combi, é que os carros são muito espaçosos e têm uma invulgar bagageira, de 590 e 610 litros, respectivamente. Portanto, se colocarmos cinco pessoas a bordo e enchermos a bagageira até ao máximo da sua capacidade, é natural que este motor ‘sofra’. Não obstante, sem o testarmos nessas condições, não podemos afirmar isto com plena certeza.

O primeiro motor de três cilindros na história do modelo tem um binário de 200 Nm que afirma todo o seu potencial entre as 2.000 e 3.500 rpm.



Ele está disponível com transmissão automática DSG de 7 velocidades. Os dados oficiais da Skoda informam-nos sobre a sua capacidade de aceleração de 0 a 100 km / h em 10 segundos e uma velocidade máxima de 202 km / h. A versão com caixa manual de seis velocidade tem uma capacidade de aceleração de 9,9 segundos. Quanto aos consumos, o 1.0 TSI reduz em 8% os gastos do 1.2 TSI. Este resultado dá uma média de 4,5 litros por 100 km, com emissões de 105 gramas de CO2 / km. Com a transmissão manual esse valor é reduzido para 103 gramas. Mas se por outro lado a nossa opção for pelo modelo Combi, são então 4,6 litros e 106 gramas de CO2 / km (DSG). No Combi a caixa manual também reduz estes valores para 4,5 litros e 105 gramas.

Outro ponto a favor deste motor é a sua construção compacta e o cárter de alumínio que reduz o peso deste motor para apenas 78 kg. Além disso, não terá que esperar muito até o ter, isto porque a Skoda já está aberta a receber os primeiros pedidos de compra do Octavia 1.0 TSI com 115 cv.



DCC Adaptivo e mais opções de Info-entretenimento


Também novo no Skoda Octavia é o 'Dynamic Chassis Control "(DCC), sistema que o seu irmão mais velho, Superb, já integra desde o ano passado. O seu funcionamento permite que você modifique o comportamento do carro e escolher entre três modos de condução: Comfort, Normal e Sport. O DCC está disponível nas versões de motores superiores a 150 cv e na versão RS. Cada um dos 3 modos do sistema, proporciona alterações em elementos tão importantes como a direção ou a suspensão , à medida dos nossos desejos. Além disso, o DCC também contribui para a segurança activa do veículo porque o sistema muda automaticamente de Confort para Sport em situações de risco para aumentar a estabilidade, melhorar a aderência e reduzir a distância de travagem.

É também importante dizer-vos que o sistema DCC com o seletor de modo de condução são opcionais. E quanto a novidades no sistema de Info-entretenimento, o Octavia recebe no sistema de navegação Admusen uma conexão Wi-Fi em conjunto com a capacidade de eleger o Skoda Phonebox Skoda com carregamento sem fio. Isto permite conetar o seu Smartphone à antena do carro sem a necessidade de um cabo, oferecendo alta qualidade nas chamadas, e supostamente, carregar o vosso telefone por indução.




OS PREÇOS

Por último e pensando na carteira, o motor 1.0 TSI só está disponível nos acabamentos Active, Lyke e Ambition. Assim, por enquanto não o podem combinar com os níveis Style e Laurent & Klement superiores aos três anteriores. Os preços não incluem descontos ou promoções.

Skoda Octavia 1.0 TSI Active - 20,240 euros

Skoda Octavia 1.0 TSI Ambition - 21.490 euros

Skoda Octavia 1.0 TSI DSG Ambition - 23,270 euros

Skoda Octavia 1.0 TSI Like - 21.490 euros

Skoda Octavia 1.0 TSI DSG Like - 23,270 euros

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS

Modelo: Skoda Octavia 1.0 TSI S DSG

Preço: 23.270 euros

Motor: 1.0 litros, 3 cilindros a gasolina

Potência: 115 cv

Binário: 200Nm

Transmissão: Sete velocidades automática DSG, com tração dianteira

0-100 km/h: 10.0 segundos

Velocidade máxima: 202 km/h

Consumos mínimos: 5 litros por cada 100 km

CO2: 105g/km

0 visualização0 comentário
bottom of page