top of page
Indústria / 'Concept' 103EX

Executivo do futuro



A Rolls Royce é uma marca visionária, apresentando o novo 'concept' 103EX - provavelmente uma das maiores estrelas do Goodwood festival - como um luxuoso carro 'faz-tudo’, onde você nem vai precisar de carta de condução. Já vai saber como. Por Mike Rodman; fotos: cortesia Rolls Royce

Quando se pensa nos automóveis mais luxuosos, o nome Rolls Royce é um dos primeiros a vir à nossa imaginação. Basta pensar na sua incomparável construção , com cada novo modelo ‘feito á mão’, nos pormenores únicos e nos V12 da lendária marca britânica . Concebido como a continuação de um ícone do conforto e do luxo supremos, o 103EX imita por via de luzes que acendem na abertura das portas, os antigos tapetes vermelhos que se colocavam no tempo da Guerra-fria para receber chefes de estado e altas figuras das nações.

O ‘concept-car’ da Rolls garante ainda domino absoluto do asfalto ao circular, enquanto no design está na vanguarda automóvel das formas mais futuristas .

E tem algo de diferente de outros automóveis. Por exemplo, ao contrário do Vision Next 100 do programa da BMW, a Rolls Royce espera colocar o seu carro visionário no mercado em 2040, e com ele dominar o segmento dos automóveis mais luxuosos. Na marca alemã, é sabido que os proprietários de carros com este calibre de custos são bem diferentes. Ou seja, se uns preferem desfrutar a condução desportivo, outros referem o glamour.

O FIÉL MORDOMO DE J BOND

O Rolls Royce 103EX contará com um motor 100% elétrico, com a mesma potência dos seus clássicos V12 que inclusive equiparam aviões de guerra em alguns momentos da história. E mais. É também um ‘concept’ completamente autónomo que dispensa a sua condução. Isto quer dizer que basta indicar-lhe o destino de viagem pretendida, e graças a um acordo de colaboração da marca com a Google e Apple, leva-nos ao destino pretendido.

É ainda gracioso no espaço, precisamente por se limitar a ter um pequeno motor electrico movido a baterias. Poupou-se assim muito espaço no lugar do habitual motor, e os passageiros - e a sua ‘luggage’ (bagagem) – tem total liberdade de movimentos no interior do habitáculo.

Passando às coisas mais reais, a data de lançamento do 103EX não é tão improvável ou distante quanto se possa pensar.

Com ele, a Rolls Royce espera ser uma das primeiras marcas do mundo a comercializar somente veículos elétricos, em especial nos países nórdicos que serão os primeiros a abolir o uso de automóveis movidos por combustíveis fósseis - a partir de 2025!

É com este vanguardista executivo do futuro, que o fabricante Rolls Royce reclama o pioneirismo entre os carros de grande luxo do futuro.







0 visualização0 comentário
bottom of page