top of page
1º Contacto / Piaggio 125 Medley

Boas energias numa Medley scooter


Quem não gosta de ter um veículo alternativo em casa, seja para o trabalho diário e para os filhotes darem a suas voltinhas, conquistando pelos seus próprios meios a independência dos seus progenitores? Aqui fica então uma proposta ‘dual’ para pais e filhos: a Piaggio Medley! Por Mike Rodman


A sua designação, não foi escolhida por mero acaso. Como os fãs da música bem sabem, existe um nome que combina uma mistura de músicas de diferentes estilos; a Medley faz isso mesmo, combinando o melhor do mundo das scooters. Ao escolher uma scooter, geralmente quere-a com tudo, que seja confortável, fácil de conduzir e transportar (por exemplo na sua Van de féria), que tenha ABS, que gaste pouco e que possa guardar um ou dois capacetes sob o assento… no entanto, se o vendedor colocar a equação de um modelo com rodas de 16 polegadas, a lista de candidatos para essa opção reduz-se drasticamente.


Felizmente, a Piaggio pensou num novo conceito, uma scooter que combinasse o melhor das rodas de 16 polegadas com as capacidades de conforto e deslocação de uma scooter GT. O resultado é esta nova Medley , carregadinha de surpresas! Por exemplo, sob o assento, alojam-se dois capacetes. Inédito! O resto não é surpresa, acabamentos de qualidade, tecnologia ‘eco-económica’ e, sempre importante… bom preço! Concorrência à vista? Claro que sim… uma sombra que persegue em qualquer cantos os ‘scootistas’, denominada Honda SH 125. No entanto, a Piaggio conhece-a melhor que ninguém, ou não fossem estas duas opções no mesmo quarteirão…. em Itália!


A Medley 125, além de ser uma scooter ágil, cem por cento urbana e com uma capacidade de carga invejável , tecnologicamente é um portento, está no nível da SH desde o primeiro momento e, e vem equipada com as mais recentes soluções, seja ao nível do motor e ciclística.

Esteticamente é muito parecida com Beverly, embora, obviamente, um pouco diferente nas linhas. À frente existe um farol Multiconvex muito semelhante, tem as mesmas mesas de direcção, embora as luzes laterais sejam no seu caso de Leds. No escudo foi instalado o porta-luvas do costume, sendo fornecida uma conveniente tomada com conector USB .


Por outro lado, as mentes pensantes da Piaggio tinham de ganhar espaço onde muitas vezes não existe. E assim, elementos tais como a bateria ou mesmo o tanque de combustível (7 litros) foram reposicionados, passando este último para a parte inferior da plataforma, onde encontra um pequeno túnel central. Esta foi também uma mudança necessária para o emprego de um pneu traseiro abaixo das 16 polegadas… de 14. Finalmente, e para se utilizar um motor tão plano e compacto quanto possível, com obrigatória refrigeração líquida… obrigou os técnicos a uma nova arquitectura de chassis.

Não lhe falta ainda o sistema Start & Stop que nos desliga o motor – poupando consumos – num semáforo ou fila de trânsito; o pequeno motor elétrico responde imediato à nossa solicitação.

Elegante, requintada, económica

Liga-se o motor e não sentimos qualquer vibração irritante e som grave, tão característico dos motores Piaggio. Como aconteceu com algumas Euro 4 que já experimentámos, a força não é o seu melhor trunfo. A Piaggio indica valores à ordem dos 12,24 cv a 8.250 rpm , o que está em linha com as performances da categoria. A aceleração da Medley é muito suave, embora mais demorada a partir dos 100 kmh. Onde eu tenho certeza que ela é um portento, é nos consumos, uma vez que, de acordo com os técnicos italianos, durante os vários testes realizados a nova Piaggio obteve uma média que superou por pouco os 2 litros por 100 km, mas claro, com o poupadinho sistema Start & Stop ativado.

Em termos de travagem não tenha receios, isto porque podem contar com dois generosos discos de 260 / 240 mm com duas pinças de pistão a agirem para reduções firmes e progressivas na velocidade… com o expressivo ABS 10M da Bosch. Nas suspensões, de curta altura e progressão (88 / 76 mm) o comportamento foi surpreendentemente bom em todos os momentos e demonstrou excelente progressividade, tanto em compressão como extensão.

Na estrada a nova Medley é muito equilibrada, ágil, a luz é dá boa visibilidade mas, no assento, ainda notamos a altura habitual de umas rodas de 16 polegadas (799 mm), o que na nossa opinião seria um dos pontos a rever numa próxima versão deste modelo. Mas… não esqueça que aqui encontra uma curiosa combinação de rodas (16 / 14 polegadas ) e vai montado sobre uma ‘sela’ bem almofadada e muito confortável. Em resumo, trata-se de uma pequena e ligeira scooter, muito funcional, tecnologicamente atualizada com as últimas soluções e com uma estética fresca e elegante que é um dos requisitos mais pedidos pelo público urbano, jovem e, igualmente, requintado.

Já disponível nos concessionários da marca, o preço para a versão standard é de 2.990 euros (aos quais acresce o valor das despesas de documentação) e a versão Sport tem um preço de 3.030 euros, mais as despesas de documentação.

People… vou ali e já venho…’ Bye’ !!!

0 visualização0 comentário
bottom of page