top of page
VOLKSWAGEN TIGUAN

Cool, conectável e dinâmico



APRESENTAÇÃO / O Volkswagen Tiguan tem cerca de 2.8 milhões de unidades vendidas desde 2007. A mais recente versão é a ‘cereja no topo do bolo’ no futuro ataque ao segmento SUV da parte da marca de Wolfsburgo. Fomos conhecer o que lhe pode oferecer, essencialmente no conforto e comunicação desde o interior.


Já muito se falou do renovado Tiguan e, seria enfadonho repetir-se o muito que já se falou sobre este modelo. Assim, optámos por lhe dar a conhecer os seus interiores, a tecnologia ai depositada e o conforto desta recente novidade da marca alemã. Em primeiro lugar, interessa referir que o SUV da Volkswagen está prestes a celebrar 10 anos de mercado e conta com um total de 2.7 milhões de unidades vendidas. A Europa é o seu espaço preferido, tendo aí concentradas 85% das suas vendas. Por outro lado, se há 10 anos o mercado dos SUV era uma novidade efervescente, hoje esse segmento está num êxtase total , reforçando ainda mais a importância deste rejuvenescimento da marca de Wolfsburgo. Com a promessa de, até 2020, propor um SUV ‘por cada segmento relevante’, o Volkswagen Tiguan está na primeira linha desse mudança e revela novo argumentos para se impor, surgindo maior, mais seguro e também mais leve.




Um fator a considerar é que o novo Tiguan é o primeiro modelo deste tipo da Volkswagen a utilizar a plataforma MQB, neste caso a MQB II. Isto permitiu a Klaus Bischoff, o designer responsável pelo novo Volkswagen Tiguan, seguir uma filosofia de ‘mais é menos’ na concepção do novo modelo. O novo Volkswagen Tiguan está 33 mm mais perto do solo e 30 mm mais largo, enquanto o comprimento também aumentou 60 mm. A nova plataforma (MQB II) permitiu alcançar uma maior distância entre eixos, com o Tiguan a ganhar 77 mm neste aspeto. Em termos de desenho, importa ainda considerar que o coeficiente aerodinâmico de 0.32 Cx é 13% mais baixo em relação à anterior geração e o peso total também diminiu 16 quilogramas.






ESPAÇO INTERIOR E EQUIPAMENTO



As dimensões exteriores estão mais generosas e o mesmo se pode dizer do interior, que oferece mais espaço para bagagem e ocupantes. A mala tem 615 litros de capacidade, mais 145 litros em relação à anterior geração. Não falta espaço para as malas das férias, nem para outros apetecíveis apetrechos que se goste de transportar para uns momentos de lazer e descontração. Rebatendo os bancos traseiros, o espaço disponível aumenta até aos 1655 litros.

No interior a grande novidade vai para a estreia, no segmento dos compactos da Volkswagen, da instrumentação digital “Active Info Display”, um ecrã com 12.3 polegadas que substitui o tradicional quadrante.

Integrado no cockpit completamente redesenhado, era um opcional exclusivo do Passat e conta aqui com um modo Off-road, onde é possível obter dados específicos para utilização em fora de estrada, como a inclinação, bússola, etc. Ao serviço do condutor, está também um head-up display, cuja informação mais relevante, incluindo dados de navegação projetados a laser numa superfície retrátil transparente.

Um ponto em que o novo Tiguan se tornou uma referência do segmento é a conectividade. O renovado Tiguan oferece as últimas soluções de integração para smartphones e serviços online: Apple Car Play e Android Auto estão disponíveis. O ecrã touchscreen do rádio está disponível em duas medidas (5 e 8 polegadas) e outra das novidades, que já tínhamos experimentado no novo VW Touran, é o sistema CAM Connect, que permite a integração de uma câmara GoPro.





Os bancos são completamente novos e apesar da necessária redução de peso o Volkswagen Tiguan acaba por oferecer maior conforto que o seu antecessor. A climatização é tri-zona e inclui um sensor de qualidade do ar e filtros para diminuir alergias ou a entrada de gases poluentes dentro do habitáculo. Vamos confortáveis, sem dúvida, num carro pronto para todos os caminhos e sem perder nada na conectivade com as novas formas de comunicação.











AS OPÇÕES DISPONÍVEIS

Existem 3 versões: Tiguan Trendline (Rádio "Composition Touch", Ar condicionado, Volante em couro com apoio de braços central); Tiguan Confortline (Rádio "Composition Colour", Bancos Confort dianteiros com apoio lombar e Sensores de estacionamento à frente e atrás); e Tiguan Highline (Faróis dianteiros LED e farolins traseiros LED, "Air Care Climatronic" de 3 zonas com filtro anti-alergénico, ACC, Cruise control adaptativo).

Com a plataforma MQB II que privilegia os modelos híbridos, a novidade para 2017 será uma versão “long wheel base” que irá oferecer 7 lugares e deverá chegar ao nosso mercado no segundo semestre do próximo ano.

PREÇOS

Modelo: Volkwagen Tiguan

Versão Gasolina:

1.4 TSI 150 cv 4×2 (Comfortline) – 33.000 euros

1.4 TSI 150 cv 4×2 DSG6 (Comfortline) – 35.000 euros

Versão Diesel

1.6 TDI 115 cv 4×2 (Trendline) – 33.000 euros (encomendas a partir de maio)

2.0 TDI 150 cv 4×2 (Comfortline) – 38.730 euros

2.0 TDI 150 cv 4×2 DSG7 (Comfortline) – 40.000 euros

2.0 TDI 150 cv 4×4 (4Motion) DSG7 (Highline) – 42.000 euros

2.0 TDI 190 cv 4×4 (4Motion) DSG7 (Highline) – 46.000 euros

2.0 TDI Bi-turbo 240 cv 4×4 (4Motion) DSG7 (Highline) – 48.000 euros

0 visualização0 comentário
bottom of page