top of page
Por Ricardo Ferreira

Aston Martin e Red Bull apresentam o revolucionário AM-RB 001



O AM-RB 001 resulta de uma parceria entre a Red Bull Racing e a Aston Martin. Juntos neste projeto estão dois verdadeiro génios do mundo automóvel: Mark Reichman, responsável pelo design do Aston Martin Vulcan e do DB11, que tem como parceiro de projeto Adrian Newey, director técnico da Red Bull Racing, e que neste projecto teve a missão de aplicar tecnologia da Fórmula 1 ao espetacular supercarro AM-RB 001.


Os três homens que estão na base deste projeto formam uma aliança curiosa. A Aston Martin tem mais de cem anos de especialização nos automóveis e produziu até hoje alguns dos GT mais belos e carismáticos de sempre; a Red Bull Racing, está de forma permanente à procura de novas soluções tecnológicas procurando a melhor eficiência e competitividade dos seus carros de Fórmula 1.


Reichman e Newey trabalharam em todos os aspetos do projeto, garantindo que o AM-RB 001 seja uma fusão sem precedentes de forma e função: um carro projetado para ser totalmente utilizável e agradável na estrada, mas com capacidades diferentes de qualquer outro carro de estrada num circuito de corridas. E para os que anseiam por uma experiência de condução ainda mais centrada nas performances, um número mais restrito de unidades está em desenvolvimento, prevendo-se que venham a ter desempenhos ao nível dos vistos nos protótipos desportivos LMP1 de Le Mans.


Existe inclusive quem afirme que o 001 é um dos supercarros mais ambiciosos de sempre, destinado a concorrer com outras três maravilhas do mundo automóvel: o Ferrari LaFerrari, o Porsche 918 e o McLaren P1… estimando que as unidades exclusivas para circuito possam ter uma potência em torno dos 1000 CV!


No entanto, o press-release distribuído à imprensa declara que o AM-RB 001 está munido de um motor de 7.0 litros, um V12 com 820 cavalos de potência e "apenas" 820 kg. O seu preço deverá rondar os 2,2 milhões de euros e tem uma produção limitada, uma vez que a Aston Martin estabeleceu que serão fabricadas entre 99 e 150 unidades que podem circular normalmente em estrada, bem como 25 para utilização somente em circuito. O AM-RB deverá estar à venda a partir de 2018.Adrian Newey, diretor técnico da Red Bull Racing.






Daniel Ricciardo, piloto de F1 da Red Bull revela em Gaydon o novo AM-RB 001

Adrian Newey, diretor técnico da Red Bull Racing

“O 001 resulta do projeto AM-RB. Há muito tempo nutria o desejo de projetar um carro de estrada. A equipa da Red Bull Advanced Technologies deu-me a possibilidade de concretizar essa ambição, mas sempre acreditei que deveríamos trabalhar com um fabricante automóvel. A Aston Martin estava no topo da minha lista.

A sinergia entre a Red Bull Racing e a Aston Martin é grande e, sabia que a Red Bull tinha a capacidade certa para lidar com os aspectos de desempenho puro.

Contudo, a experiência de fazer belos, rápidos e confortáveis ​​carros de GT da Aston Martin, seria um grande benefício para o projeto. Sempre fui inflexível na minha ideia de pensar que o AM-RB 001 devia ser um verdadeiro carro de estrada mas ao mesmo tempo capaz de obter performances extremas em pista, e isso significava que teríamos que conceber um carro de dois caracteres. Esse é o segredo do AM-RB 001.”






David King, vice-presidente da Aston Martin e director-executivo das Operações Especiais


"Trabalhar na Aston Martin, significa que você passa a ser uma parte importante de projetos verdadeiramente especiais, mas o AM-RB 001 é um sonho – uma oportunidade única da vida.

É claro que é um grande desafio de engenharia, também, mas os objetivos distintos deste desafio, introduziu um efeito verdadeiramente eletrizante em todos os envolvidos. Temos grandes técnicos em Gaydon e estamos todos motivados para conseguir grandes coisas e colocar a Aston Martin no auge absoluto de desempenho dos carros de estrada."

0 visualização0 comentário
bottom of page