top of page
motores7magazine

Familiar para todas as ocasiões


O SUV em traje de coupé, move-se com extrema agilidade, inclusive a percorrer estradas de pavimento misto. Falamos do novo Mercedes GLC Coupé, uma berlina versátil, que tanto serve para umas 'escapadinhas' ao autódromo quando elas vão ao cabeleireiro, como para o passeio doméstico de domingo, onde com ela e os miúdos damos provas de ser o perfeito 'chefe-de-família’. Por Ricardo Ferreira

<>

Foi na bela região de Aosta, Itália, que fomos conhecer o novo BMW GLC Coupé, uma berlina em forma de SUV que dificilmente não deixa uma boa impressão a quem o conduz. A novidade de Estugarda, que fica disponível no outono no mercado, conta com opções mais ou menos musculadas, mas todas com tração integral de série, com a conhecida caixa automática de nove velocidades 9G-Tronic, o que serve na perfeição para as já referidas ‘escapadelas’. No entanto, é o conforto e o espaço que mais impressiona no seu interior e o distingue do conhecido GLC.

Talvez este género de veículos não sejam os mais racionais do mundo mas têm um enorme que não pode deixar ninguém indiferente. As fábricas de automóveis, andam numa louca correria para os produzirem e o Coupé pode ser a 'cereja no topo do bolo' da Mercedes para fazer crescer este segmento automóvel e bater um dos seus principais concorrentes. O GLC Coupé tem linhas que lembram o 'jumbo' BMW X6 mas, com interiores típicos dos carros de Estugarda e que o pode tornar num verdadeiro sucesso de vendas, ao contrário do X6 que saiu num tempo em que os SUV ainda não tinham 'explodido' no mercado, sendo por isso penalizado em mercados como Portugal.

De forma resumida, o que posso dizer é que este é um SUV vestido de coupé, fabricado para nos emocionar, até quando as retas se encolhem e aumenta consideravelmente o número de curvas na estrada. Vamos então verificar os seus principais argumentos e características.


PERFIL DESPORTIVO


Em termos de dimensões, o Coupé é 8 cm mais comprido e 4 cm mais baixo que a carroçaria que nos é mais familiar. A menor altura deve-se também à reduzida distância ao solo, com menos 1,5 cm, pela adoção da suspensão desportiva - que no GLC é opcional mas que é de série no GLC Coupé, Procura-se assim um comportamento mais ágil, aproveitando um centro de gravidade mais baixo e com uma direcção menos desmultiplicada.

A forma voluptuosa de um Coupé de tamanho generoso, concluiu-se na parte posterior num formato maior que o habitual e que enfatiza as ambições desportivas do modelo. A bordo, rapidamente encontra o ambiente familiar do Mercedes, não só através do equipamento e volante multifunções, mas também pelo estilo da consola e painel de informações.



ESPAÇO GENEROSO E 5 PORTAS


O espaço traseiro do habitáculo é suficiente para dois adultos com uma altura ligeiramente superior à estatura média. A bagageira, oferece-nos espaço para alojar umas malas de volume XXL. A sua capacidade de 500 litros pode subir aos 1400 litros através do rebatimento das costas dos bancos traseiros.

Este SUV derivado do GLC foi apresentado com três motorizações. Duas versões Diesel, com motor 2.1, o GLC 220 d 4Matic Coupé, com 170 CV e o GLC 250 d 4Matic Coupé com 204 CV, além da opção a gasolina 2.0, GLC 250 4Matic Coupé com 211 CV.

No GLC Coupé, todas as versões são de tração integral e contam de série com a caixa automática de nove velocidades 9G-Tronic. Com 4730 mm de comprimento e 1600 m de altura, o GLC Coupé é 74 mm mais comprido que o GLC, ainda que tenha a mesma distância entre eixos (2870 mm). Por outro lado, o visual dinâmico é reforçado pela altura reduzida em 39 mm.


AS DIFERENTES VERSÕES


A alternativa à gasolina é mostrada no GLC 250 com 2 litros e 211 cavalos de potência, que vem ainda equipado com o sistema de tracção às quatro rodas 4Matic. A versão que foi apresentada vinha equipada com a suspensão pneumática Air Body Control. A bordo, para além do modo mecânicos, podemos escolher quatro modos distintos de utilização personalizada: Eco, Comfort, Sport e Sport +.

Posteriormente, a gama vai ficar completa com as versões GLC 350 e 4Matic Coupé, um híbrido plug-in, com 320 cv e uma autonomia em modo elétrico para mais de 30 km, anunciando consumos de 5,9 l/100 km e emissões de CO2 de 59 g/km. Não faltará ainda um Mercedes-AMG GLC 43 4Matic Coupé com 367 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.


<>








0 visualização0 comentário
bottom of page