APRESENTAÇÃO PEUGEOT 3008 / Os SUV estão na moda, e a Peugeot acaba de mostrar como vai ser o novo 3008, que chega no outono, bastante mais SUV e menos monovolume. O futuro parece risonho para o novo leão saído de Sochaux. Mike Rodman, em Le Bourget (Paris)
<>
Para observamos o primeiro verniz do novo 3008, foi escolhido o aeroporto de Le Bourget , um templo para Paris e para a França, uma vez que ali se deram, desde tempos imemoriais, as inovações mais importantes na aviação. Colocámos assim um olho no passado, como na área dedicada ao lendário Charles Lindbergh , que foi o primeiro piloto a realizar uma viagem aérea entre os EUA e Europa. E foi aqui que a Peugeot mostrou a mais de 300 jornalistas, a sua mais recente criação. A marca do leão dá com o 3008 um passo à frente do modelo antigo, sobre todos os pontos de vista, ainda que tenhamos de esperar por setembro para o primeiro teste de estrada que vai ter lugar em Bolonha, a cidade escolhida para este importante evento.
CHAVE NA MÃO PARA O FUTURO DA GERAÇÃO SUV
"O 3008 testemunha em pleno o nosso novo caminho (o New Deal se o quisermos dizer ‘à americana’. É com ele que partimos para um novo direcionamento da marca.” Foi com estas palavras que começou a conferência de Imprensa em Le Bourget, sobre o lema da ‘grandeza’ dos Alpes.
A primeira mensagem que recebemos foi que este novo SUV nasce com base na nova plataforma modular EMP2 , concebida com a intenção de oferecer as sensações de condução do 308, apesar do peso superior para o seu antecessor. E tanto assim é, que, com 8 cm a mais de comprimento, o novo 3008 consegue ser cerca de 100 kg mais leve, graças ao uso de ligas especiais, incluindo partes de alumínio em diversas secções do chassis e das suspensões.
Tudo isto foi desenvolvido sob a supervisão de Gilles Vidal, chefe de projeto na Casa do Leão. O futuro desenha-se também no interior, muito futurista e projetado com o que poderemos designar como a segunda geração do i-Cockpit. O 3008 é senhor de um habitáculo jovem, hiper-conectado com qualquer sistema, a partir da Mirror Link e da Apple Car Play. Por exemplo, o painel de instrumentos digital muda a aparência consoante as funções escolhidas, facultando até cinco modos de visualização. Ao centro do painel está uma tela de 8 polegadas que pode ser usada como um tablet, ou tela sensível ao toque.
NOVA PLATAFORMA COM NOVAS MEDIDAS
A transformação é também evidente nas linhas exteriores do guerreiro SUV 3008, que espelha muitos dos novos conceitos Peugeot, com uma frente e traseira muito característica e muito agressivo, com três vigas verticais e uma faixa preta. Em resumo, o 3008 passa a contar com uma linha de cintura elevada, proteções da carroçaria, mais 22 cm de altura ao solo e uma frente verticalizada. Está 8 cm mais comprido que antecessor, chegando aos 4,45 metros. O aumento das dimensões, reflete-se também na bagageira, agora com 520 litros de capacidade (mais 90 litros). Com o rebatimento dos bancos traseiros, este valor pode mesmo crescer para os 1580 litros.
‘ADVANCED GRIP CONTROL’ PARA TERRENOS ÍNGREMES
Entre as opções do tecto "Black Diamond" e uma scooter elétrica (e-Kick) recarregável para fora do carro que pode ser usada onde o carro tem vedado o acesso: exp. nos centros históricos de diversas cidades europeias. O 3008 adota ainda o novo "Advanced Grip Control", que permite operar todas as rodas em caso de perda de aderência, manuseamento tudo com 5 níveis, considerando as condições da superfície da estrada. Não perderá ainda o controlo do carro a descer uma colina ingreme (HDC), onde o 3008 estabiliza a uma velocidade máxima de 3 km/h permitindo viver emocionantes momentos fora de estrada, sem que o condutor seja tomado por um qualquer ataque de pânico!
O sistema Advanced Grip Control apresenta cinco modos de aderência (normal, neve, lama, areia e ESP Off), pneus mistos de 18 polegadas e o já referido Hill Descent Control. Na nova tecnologia empregue, destaque ainda para os vários sistemas de ajuda à condução, como o de vigilância do ângulo morto, travagem automática de emergência, além do Visio Park (visão 360 graus) e a última geração do Park Assist.
Os motores já estão definidos: 1.2 Puretech com 130 cv, 1.6 THP com 165 cv, 1.6 BlueHDI com 100 cv, 120 cv e o 2.0 BlueHDI com 150 cv (manual) ou 180 cv (EAT6).
CONCLUSÃO
Transformando-se num SUV perfeito, o novo Peugeot foi revelado em Le Bourget com o objetivo expresso de rivalizar com o Nissan Qashqai, SEAT Ateca e Volkswagen Tiguan, prevendo-se assim uma batalha acirrada no segmento dos SUV compactos. O 3008 será determinante para o crescimento da marca Francesa, uma vez que adota uma postura mais orientada para uma tipologia SUV em detrimento da carroçaria monovolume que ostentou o 308.
A estética do modelo, inspira-se naquilo que a marca de Sochaux vem fazendo com os seus mais recentes modelos, tanto com o 2008 como com o 308, embora dotando este SUV de um perfil mais robusto que deriva em grande parte do para-choques de visual agressivo, mas também pela combinação entre faróis e grelha. Muita da sua inspiração provém dos mais recentes concepts da marca.
Os motores
PURE TECH (GASOLINA)
1.2L PureTech 130 S&S 6SMT (caixa 6 velocidades manual)
1.2L PureTech 130 S&S (caixa 6 velocidades automática)
1.6L THP 165 S&S (caixa 6 velocidades automática)
BLUE HDi (DIESEL)
1.6L BlueHDi 100 S&S BVM5
1.6L BlueHDi 120 S&S 6SMT (caixa 6 velocidades manual)
1.6L BlueHDi 120 S&S 6-speed auto
2.0L BlueHDi 150 S&S 6SMT (6-speed manual transmission)
2.0L BlueHDi 180 S&S 6-speed auto