top of page
Indústria

O peso da Turquia no mercado automóvel da Europa


Com mais de 1,3 milhões de unidades produzidas em 2015, a Turquia é o 15º maior produtor de carros do mundo, tendo 75% da sua produção como principal destino a Europa.


Os graves acontecimentos políticos que envolveram recentemente a Turquia – um golpe de estado promovido por opositores do regime – devem oferecer alguma reflexão sobre o peso específico do país, "ponte" entre a Ásia e a Europa na indústria automóvel global. A Turquia tem hoje um peso considerável, adquirido graças ao enorme investimento do governo, e capacidade que teve para atrair grandes grupos industriais, que instalaram em território turco numerosas unidades industrias. Hoje, a Turquia é o 5º quinto produtor de automóveis na Europa, 15º em todo o mundo.


São números muito importantes, especialmente se considerarmos que a indústria automobilística turca deu os seus primeiros passos nos anos 60, quando foi fundada em Bursa Tofas a ‘Türk Otomobil Fabrikas AS’. Porém, deu-se um verdadeiro boom na produção automóvel desde o ano 2000: ao longo dos últimos 15 anos, os fabricantes automóveis investiram no país 12 biliões de dólares, e a produção anual aumentou de 374.000 unidades (em 2002) para 1,3 milhões de veículos no ano passado.




Os principais investidores são marcas essencialmente comerciais, como a Ford, Fiat, Daimler, Hyundai e Renault que escolheram a Turquia para produzir e montar carros para o mercado europeu (como o novo tipo Fiat ). Dessa produção, apenas 25% das unidades produzidas ficaram no país, atravessando o Bósforo diretamente para a União Europeia cerca de 900 mil veículos automóveis novos. E nem sequer foram apenas fábricas que se instalaram na Turquia, também a investigação e centros de desenvolvimento, como o da Fiat em Bursa ou o da Ford Otosan, o terceiro na ordem de grandeza da marca da oval azul.


É evidente o peso de toda esta indústria automóvel sobre a economia turca. Tofas, propriedade da FCA e do Grupo local Koç Holding, é a 6ª maior planta industrial no país e produz carros para a Fiat, Peugeot, Citroen e Opel / Vauxhall, emprega cerca de 6.500 trabalhadores e tem uma capacidade anual de 400 mil viaturas: em 2013 exportou automóveis no valor de 1,6 biliões de Euros. "A que preço se consegue construir um Tipo na Turquia?” Perguntou um conhecido CEO do grupo FIAT.

A estabilidade da Turquia interessa a todos, mas especialmente aos fabricantes de automóveis!

0 visualização0 comentário
bottom of page