top of page
motores7magazine

Mais argumentos

AUDI A4 ALLROAD . A condução continua a ser agradável na A4 Allroad, mas com a intervenção da eletrónica ‘preditiva’ o Audi Allroad pode agora seguir por mais caminhos. A versão de 3 litros com um V6 turbo diesel é a mais ambiciosa.

Depois do sedan e da Avant, a Audi deu a conhecer no Salão Automóvel de Detroit, EUA, os progressos realizados numa das variantes de maior sucesso da gama A4: a Allroad quattro. Durante o verão chegam as primeiras unidades aos concessionários e o preço, a partir de € 55.760, inclui 4 anos de garantia ou 80.000 km.

A nova versão revela uma imagem possante e personalizada, mas mais do que isso alterações ao nível das performances e própria dinâmica do carro. Conta com uma uma distância ao solo aumentada 34 mm, tracção integral quattro (de série) e modo 'offroad'. E esta forma de garantir um combinado de considerável conforto na condução com boas qualidades off-road, foi desenvolvida em Ingolstadt, Alemanha, para 5 versões: com o recém-desenvolvido motor de gasolina 2.0 TFSI capaz de soltar 252 Cv de potência e um binário máximo de 370 Nm; e 4 versões diesel, desde o básico 2.0 TDI (1.968cc) com duas potências diferentes (163 e 190 Cv ), e o guerreiro 3.0 TDI (218 e 272 Cv) com 2.967cc e a suavidade refinada típica de um motor V6.

Dependendo do motor, há uma escolha a fazer, entre a caixa manual de seis velocidades, a caixa S tronic de sete velocidades e a tiptronic de oito velocidades. As versões de menor cilindrada são capazes de atingir consumos médios de 4,9 l/100 km. O topo da performance é atingido no A4 Allroad 3.0 TDI, de 272 Cv, que com um binário máximo de 600 Nm - entre as 1500 e as 3000 rpm – alcança uma aceleração dos 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos.

O RECONFIGURADO SISTEMA ALLROAD

A versão talvez mais entuasiasmente pode bem ser o 2 litros TFSI a gasolina de 252 cv (225 na edição anterior) e também a que pode chegar mais tarde visto que estreia o novo sistema ‘ultra’ quatro de quatro rodas motrizes que é uma simplificação da tecnologia quattro conhecida.

Neste sistema, em vez do diferencial central existem duas embraiagens controlados electronicamente (uma, à saída da caixa de velocidades, a outra inserida no diferencial traseiro) que conferem tracção ao eixo traseiro somente quando é necessário. Quando se torna dispensável o uso da tração total, desativam-se os mecanismos cinemáticos de transmissão âs rodas traseiras limitando os consumos e emissões.

Apenas em condições de aderência muito precárias e se exagerar no acelerador pode detectar um ligeiro atraso na ação do eixo traseiro, mas em todos as outras situações será difícil ao condutor distinguir as diferenças em relação à solução tradicional de três diferenciais.

Graças ao sistema eletrónico que a Audi designa como "preditivo", o Allroad apenas passa às quatro rodas quando detecta que que podem haver problemas de motricidade. Em comparação com o A4 Avant de motor semelhante, este sistema encarece em cerca de 2000 euros o custo final do A4 Allroad.

A versão mais popular pode bem tornar-se o 2 litros de 190 cv, suave e linear na entrega e também bem insonorizado. Apresenta performances moderadas mas interessantes, sendo capaz de acelerações de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e com uma velocidade máxima de 220 km/h (limitada eletronicamente).

Os motores TDI de 2 e 3 litros do A4 Allroad ‘quattro’ contam com potências que oscilam entre os 163 e 272 Cv de potência

ASSISTÊNCIA À CONDUÇÃO E BAGAGEIRA

Sistemas de assistência ao condutor e sistemas de segurança também estão disponíveis. Destaque para o assistente de eficiência preditiva, para o aviso de saída do veículo e para o cruise control adaptativo com função Stop&Go, com assistente de trânsito. Este sistema mantém a distância entre o novo Audi A4 Allroad e o veículo que o precede. O condutor pode escolher entre uma das cinco distâncias disponíveis, utilizando o Audi drive select para regular a aceleração e o controlo dinâmico. Exibe a distância ao veículo da frente em segundos quando está desativado.

Outra função do ACC stop & go é o assistente de trânsito; o sistema assume a direção em vias com o tráfego congestionado, a velocidades até 65 km/h.


O compartimento de bagagem do novo A4 Allroad quattro oferece 505 litros de espaço de arrumação na configuração padrão. Com os bancos traseiros rebatidos e carregado até ao tejadilho, a volumetria ascende a 1.510 litros. As calhas de fixação para as cargas, opcional, tornam mais fácil o transporte de objetos individuais. De série, a Audi fornece a abertura da porta da bagageira elétrica e, opcionalmente, com sensor de movimento: um sensor de proximidade no para-choques traseiro reage a um movimento do pé de modo que a porta se abra ou fecha automaticamente, quando a chave é reconhecida.

Uma caixa manual, S tronic de dupla embraiagem com 7 velocidades e uma transmissão automática Tiptronic de 8 velocidades, podem ser encontradas nas versões turbo diesel.


0 visualização0 comentário
bottom of page