Pode-se ter que ser um ‘marciano’ para gostar de muitos carros excêntricos que por ai andam. Mas, para se gostar de um Ferrari, ainda por cima com a silhueta o mais original possível, como é o caso do FF, basta ser-se humano!
O FF muda profundamente: nome, design e conteúdo técnico. O Ferrari mais original e, talvez, também o mais polémico, que está ente as criações mais exclusivas de Maranello , muda agora profundamente: nome, design, conteúdo técnico. Torna-se ainda mais cobiçado, até porque a sua carroçaria “hatchback" nunca foi o meio ideal para se atingirem performances do outro mundo, ou até oferecer um ambiente único no quotidiano. Afinal, o que é para muitos de nós… um Ferrari.
A transformação do FF GTC4 Luxo passa por isso, por muitos aspectos. E ao mesmo tempo, o que agora emerge é todo um novo projeto que responde a muitos pedidos. Por exemplo, no habitáculo, muitos se queixavam da altura do tejadilho não permitir acomodar dois adultos nos assentos da segunda fila. Isso torna-se agora possível, graça às alterações feitas na curvatura descendente do tejadilho até à traseira, e felizmente, sem perda de espaço interior. Lembra-nos de imediato os mais belos GTO da casa de Enzo Ferrari.
A porta traseira continua muito prática, conveniente para todos os tipos de bagagem mas, acima de tudo, continua a ser o poderoso V12 a despertar mais atenção. Debita uma imensa ‘cavalaria’, 690 Cv para ser exactos, com um magnífico torque de 697 Nm de torque, sendo na forma como a sua energia é agora fornecida, e na sua mais apetecível sonoridade, que residem as maiores diferenças para o antecessor FF. No modo ‘Open Drain’ graças às válvulas solenóides especiais, o novo GTC4 Lusso destaca-se especialmente no poder de aceleração: entre as 7000 e 8250 rpm, o V12 emite um grito profundo, muito semelhante ao som de um Fórmula 1, à alguns anos atrás.
Ao volante, a tendência natural é você não ‘financiar’ a aceleração de forma contínua, apena o suficiente para ser escutado, invejado, e considerado como um ‘homem de sorte’ por ter um carro tão exclusivo e único como este GTC4. E, também, se não tomar esta atitude prudente, certamente os pontos na sua carta de condução. Já agora, e para os mais sensíveis à matemática, interessa saber que este GT italiano acelera dos 0-100 em 3 segundos, vai até aos 200 km/h em apenas 10 segundos, atingindo os 335 km/h na velocidade máxima .
Falemos agora, ainda que de modo superficial, na eletrónica do GTC4 Lusso. Este é um carro que já antes adoptava uma sofisticada eletrónica de gestão da tração e controlo da unidade especial para a tração dianteira (PTU). No entanto, o modulo está agora mais miniaturizado e todos os controle para a tração posterior (e integral do veículo) estão também incluídos no volante.
As reservas para o carro já abriram e as primeiras unidades serão entregues em Agosto (por sorteio), com um preço a partir de € 270.060.
O GTC4 LUSSO ESTEVE EM PORTUGAL... VEJA O VÍDEO!