top of page
EXAMES DE CONDUÇÃO

IMT quer gravar exames de condução como forma de combate à fraude!


O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) quer introduzir um sistema de vídeo que permita gravar os exames de condução que serão feitos já a partir do próximo ano. Com esta medida, o IMT pretende combater a fraude e melhor compreender os elementos de avaliação usados para a obtenção da carta de condução.


Esta proposta visa apenas gravar o exame, não incluíndo os intervenientes, sendo que destes apenas fica apenas um registo. Esse registo será ainda complementado com informações sobre o centro de exames, candidato, examinador, veículo, horário, percurso e duração e manobras obrigatórias realizadas. Prevê tambem ter um sistema de relatório que registe todas as faltas que o o examinando cometeu.


Apesar disto, o uso deste sistema está atrasado, devido à dificuldade de o implementar e também pela pouca informação dada às escolas de condução sobre qual o tipo de equipamento que deverão usar nos seus carros, e quais as regras que terão de seguir.


TAXAS DE REPROVAÇÃO PREOCUPANTES EM ALGUNS DISTRITOS


De acordo com dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), referentes a 2014 e publicados no jornal 'Correio da Manhã', nesse ano um total de 816 alunos tiveram de se submeter cinco vezes a provas práticas de condução. Apesar de já serem repetentes, apenas 56% conseguiram obter a aprovação!


O cenário é bastante semelhante nas provas teóricas. Segundo dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), 762 pessoas realizaram este exame pela quinta vez. Neste caso, a taxa de aprovação foi menor. Só 40% dos alunos passaram. "As taxas de aprovação apresentam uma tendência de decréscimo quando se considera o número de tentativas já realizada por prova, pelo que se assiste a uma diminuição gradual da taxa de aprovação", explica o relatório do IMT.


O distrito de Coimbra foi o que obteve a maior taxa de aprovação nas provas teóricas. Os dados revelaram que 79% dos alunos foram aprovados.

Já Lisboa teve os piores resultados. Só 70% das pessoas que se submeteram a exame teórico passaram. Nas provas práticas, Lisboa apresenta valores muito semelhantes.


Os maiores fracassos, porém, são atribuídos aos alunos de Castelo Branco. Apresentam uma taxa de reprovação de 40%. Já Portalegre lidera os exames práticos com uma taxa de aprovação de 86%. O distrito do Porto apresenta resultados dentro da média nacional em ambas as provas, perto dos 75%.




0 visualização0 comentário
bottom of page