top of page
Industria

O que muda no leve ‘facelift’ do Mazda 3 de 2017

O que há de novo no Mazda 3 de 2017? Muda a zona frontal com novas óticas e pára-choques e melhora -se o sistema automático de travagem de emergência, com a chegada do GVC (G-Vectoring Control).

Primeiro o Japão, e depois a Europa, no final do ano. O Mazda 3 foi alvo de uma atualização para 2017 e traz novos e interessantes recursos. A fábrica japonesa aproveitou a ocasião para redefinir a frente e não é fácil de descobrir as mudanças. O friso cromado da grelha que envolve o radiador é mais curto, e toda a sua frente foi alvo de uma re-interpretação para se tornar ainda mais agressiva. As óticas de iluminação utilizam agora na totalidade tecnologia LED, são facilmente reposicionáveis e passam a empregar um sistema de anti-encadeamento.


À parte o estilo, nas novidades técnicas destaca-se a aplicação em todos os motores turbodiesel de uma sonoridade mais suave, num sistema que melhora o som e que fica ativo para reduzir as vibrações nos pistões. No motor de 1.5 litros, recentemente chegado ao Mazda 3, já existe este sistema que a marca designa como SKYACTIV-D. Inédita no Mazda 3 de 2017 é a gestão de ‘saida’ do binário no motor. O designado ‘Controle G-Vectoring’ , recorre à leitura do ângulo do volante, sendo assim os componentes eletrónicos capazes de modificar o torque entregue para aumentar a estabilidade em curva. Pormenorizando, na entrada em curva é diminuída a saída de binário para aumentar a carga sobre o eixo dianteiro, para depois a meio da curva e na saída, o motor garantir o melhor resultado pelo novo ângulo transmitido pelo volante. O benefícios, de acordo com a Mazda, são particularmente evidentes em fundos de superfícies escorregadias e desiguais.


Existe ainda uma outra intervenção da eletrónica, desta vez nos sistemas de assistência ao condutor, que caracteriza o reestilizado Mazda 3. O funcionamento do Advanced Smart City Brake Support que, com os dados fornecidos por uma tele câmara – que substitui o anterior sistema de laser – consente uma utilização deste apoio a velocidades superiores, uma superior amplitude no raio de visão na frente do veículo e o reconhecimento de peões. Também o esquema do ecrã multifunções ‘Active Driving Display’ do painel de instrumentos, passa finalmente a ser colorido.


Desportivo emocionante de 5 portas, o Mazda 3 foi também o primeiro Mazda a oferecer o MZD Connect - conectividade móvel à Internet, proporcionando-lhe acesso a uma vasta gama de música online e redes sociais. Como elementos habituais , devem ser mantidos na versão de 2017 o ar condicionado ‘dual zone’, o controlo remoto das portas (sem chave), controlos de áudio no volante, os sistemas de ‘cruise control’ e DSC, e o Integrated Bluetooth® connectivity.

0 visualização0 comentário
bottom of page