top of page
motores7magazine

T-Roc: o SUV que é o 'segredo' guardado da AutoEuropa


O futuro T-Roc é o último de uma longa série de SUV que a VW já apresentou nos últimos tempos. Com este novo modelo, que tem construção prevista para a unidade da AutoEuropa , em Portugal, passará a existir uma gama forte de cinco modelos SUV, que estão a ser ultimados na VW e que farão companhia à gama Q da Audi.


“Queremos construir o T-Roc, pois é a conclusão lógica do conceito do Golf. Mostrámos vários protótipos de modelos SUV nos últimos 24 meses, muitos deles já prontos para a produção em série. E o T-Roc é um deles” referiu Heinz-Jakob Neusser, patrão do departamento de pesquisa e desenvolvimento da VW na apresentação do T-Roc em Genebra.

O T-Roc tem como base a plataforma do Q1 da Audi e foi pensado como rival do Nissan Juke, Opel Mokka e Renault Captur. O exterior do T-Roc tem um estilo que é descrito pela marca alemã como a mais recente evolução da linguagem de estilo da VW para os SUV. Evolução que destaca uma nova grelha dianteira e um estilo mais dinâmico e ousado. Um estilo um pouco diferente do habitual, mas já conhecido de outros protótipos. O T-Roc possui um tejadilho “canvas” o que permite afirmar que a VW tem na ideia construir uma versão Targa com um tejadilho removível e alojável na bagageira.

MAIS PEQUENO QUE O TIGUAN


Olhando para as características, o T-Roc é mais pequeno que um Tiguan. Com 4,179 metros de comprimento, 1,831 metros de largura e 1,501 metros de altura, são, em relação ao Tiguan, menos 24,7 cm no comprimento, 2,2 cm mais largo e impressionantes 20,2 cm a menos na altura, para um peso de 1420 kgs, valor que a VW quer cumprir no modelo de série.

Como referimos, o T-Roc tem por base a plataforma MQB que devido à sua flexibilidade, permite que o modelo tenha uma distância entre eixos marginalmente menor que a do Tiguan (2595 contra 2605 mm). No que toca à suspensão, à frente existe um sistema McPherson, atrás um eixo independente multibraços.


MOTOR 2 LITROS TURBODIESEL DE 185 CV


Ainda na versão 'concept', o T-Roc está equipado com um motor 2.0 litros turbodiesel de 185 CV, caixa de seis velocidades de dupla embraiagem com patilhas no volante e um sistema de tração integral com funcionamento eletromecânico através de embraiagem multipratos.

Este tipo de transmissão será usado na gama de SUV que a VW está a preparar, embora todos tenham a possibilidade de ter apenas tração dianteira. Contas feitas, serão cinco os modelos, deste T-Roc, passando pelo Taigun, pela segunda geração do Tiguan, pelo CrossBlue e pela terceira geração do Touareg.








0 visualização0 comentário
bottom of page