A Yamaha XT 1200Z Super Ténéré na configuração ‘Destination Adventure’, é uma versão com todo o equipamento imprescindível para os apreciadores do turismo de aventura.
O projeto nasceu de um esforço conjunto entre a Yamaha Motor Portugal e a Touratech PT. Esta é uma edição especial da conhecida 'big trail' japonesa. Por Ricardo Ferreira, com fotos de Rui Elias
<>
Munida de malas de alumínio e melhor protegida nos seus pontos mais expostos, junta-se o útil ao agradável nesta maxi-trail criada para fazer muitos kms sem parar. Abordemos então algumas das suas qualidade originais e do equipamento que esta versão especial pode ter.
A maxi-trail Super Ténéré 1200 ressurgiu no mercado em 2011, definida para ser uma diga sucessora da pioneira 750 que desde 1989 conquistou um lugar e fama no mercado como poucas outras motos da sua classe. O regresso deste modelo com a sua felina e intimidante dupla optica, surgiu com uma dupla vocação para vários tipos de viagem, para asfalto e pisos de terra, apresentando um depósito de 23 litros, controle de tração (TCS) e dois mapas distintos de motor que possibilitam rodar em dois modos de condução (T, Touring e S, Sport), controlando os 112 Cv de potência às 7.250 rpm disponíveis na elástica unidade de dois cilindros paralelos.
A maxi-trail de Iwata ainda hoje mantém essa potência, e diversificou-se com a versão mais off-road World Crosser, que viu reduzido o peso de 265 para 261. Porém, o ressurgimento da Super Ténéré fez também crescer os seus fãs um pouco por todo o lado, levando a marca japonesa a lançar no mercado esta edição limitada (25 unidades em Portugal), numerada e com um equipamento acima da média. Sentir um ‘cheirinho’ de aventura em viagem e conhecer alguns dos nossos belos trilhos, foi o que fizemos nesta moto ‘made by Touratech’, bem carregada nas malas e a aproveitar os dias quentes de verão atravessando estradas nacionais, auto-estrada e os trilhos de terra mais adequados às suas características.
Foi para mim, um reencontro com a agilidade e suprema elasticidade conferida pelo biciclindrico da SuperTénéré 1200. E comecei por. nas primeiras paragens, analisar o leque de equipamento, proteção e conforto que nos oferece este projeto ‘Destination Adventure’.
PROTEÇÕES PARA ‘OFF-ROAD’
Ao lado do écran original, algo que salta à vista é a grelha metálica e pintada dos faróis, muito útil para as largas óticas. O quadro e vários e muitos dos pásticos que cercam o depósito estão protegidos por uma envolvente ‘aranha’ de proteção, fixa no próprio chassis. Mais abaixo, outro componente Touratech veio substituir a proteção original, em plástico e muito reduzida. A proteção da ‘Destination Adv’ é ampla, protege toda a zona inferior do motor, vários tubos, escape e inclusive o filtro de óleo do motor; na Super Ténéré básica, tanto o escape como o filtro de óleo estão desprotegidos e sujeitos ao contacto com algum objeto perdido ou buraco inesperado que possa aparecer nos trilhos de terra.
Outros elementos que esta edição especial oferece são as proteções do veio de cardã (transmissão) e do sensor de ABS, igualmente produzidas na Touratech. As peseiras ‘Works’ e o descanso lateral reforçado, são outros ‘extras’ apetecíveis que encontramos na Destination Adv. com uma placa numerada – a que conduzimos era a nº2 – que salienta a exclusividade deste modelo. Neste trabalho mais uma vez esta maxi-trail nos surpreendeu nos trilhos. Em primeiro lugar no comportamento equilibrado das suas suspensões, tendo o mono-amortecedor traseiro a particularidade de se poder pôr mais ou menos carga sem necessidade de sair da moto. Mas também a maneabilidade que o bom torque do motor assegura, a baixos e médios regimes.
‘MALAS FEITAS’ PARA A AVENTURA
Além do muito útil saco de depósito Touratech, com vários bolsas e uma parte transparente para um mapa, a ‘Destination Adv’ tem as fixações e um GPS de última geração para melhor percebermos a nossa possível rota de viagem. A melhoria da iluminação foi outro factor tido em conta, contando com os dois projetores laterais Touratech, um com a função de máximo e o outro de farol de nevoeiro. Oferecem uma excelente luz nocturna, tanto em amplutude como pormenor. Por último, e não menos importante são as malas construídas em alumínio.
As duas malas Touratech são específicas para a XT 1200, contando respetivamente com 38 e 32 litros de volume; é possível escolher uma outra opão de superior capacidade – 38 e 45 litros, sem um custo adicional. Em ambos os casos, uma é mais estreita que a outra para a passagem lateral do escape, embora estejam ambas situadas a equivalente distância do eixo central da moto por forma a não comprometerem o equilíbrio na condução.
Neste aspecto, retiramos a melhor conclusão possível, uma vez que, mesmo com a largura e o peso das duas malas carregadas, a Super Ténéré passa sem problemas em trilhos mais apertados, sendo possível retirar partido do motor em zonas rápidas com invulgar equilíbrio, pouco se notando os seus 265 kg. Em resumo, uma opção a ter em conta, sobretudo pela qualidade exclusiva do equipamento ‘Destination Adventure’. O custo desta versão especial é de 19.252,60€ na versão de cor prata e de 19.452,60€ no modelo preto-mate.