top of page
motores7magazine

Cabelos ao vento


Onze anos após a Barchetta Fiat, revive-se a tradição do roadster nascido em 1966 com este primo do Mazda MX-5. As primeiras unidades do 124 Spider já chegaram a Portugal, tendo uma sido inclusive disponibilizada para o Iº Encontro Cabrio em Viana do Castelo.

O acaso, às vezes, resulta em coisas boas. Enquanto a Fiat procurava um parceiro para produzir o seu cabrio, a Mazda precisava de um parceiro para desenvolver a quarta geração do seu lendário roadster MX-5. Nem o choque de culturas, nem os 12.000 km que separam Turim de Hiroshima, iriam prejudicar o bom desenrolar da operação. A questão agora é saber o que distingue o Spider 124 do brinquedo japonês .

A primeira diferença está na estética. A frente severa e específica distingue radicalmente os dois primos que, no entanto, compartilham o mesmo chassis. O descapotável italiano, nasceu de um projeto em homenagem ao passado glorioso do original Spider 124. Surgiu há ‘apenas’ meio século, e teve uma carreira longa, principalmente na América do Norte, terminando em 1985. É um exemplo de longevidade rara.

No entanto, o interior do Spider contrasta com essa homenagem. O seu interior é branco, e mais branco, sushi e mais sushi! Existe uma única especificidade do roadster transalpino: a adoção de um couro que cobre a parte inferior do painel de bordo, sobre os acabamentos Lusso (luxo, em italiano). Dito isto, ninguém vai reclamar da qualidade de acabamentos e montagem dos japoneses a bordo do Fiat que, aliás, é fabricado em Hiroshima, na mesma linha de produção do MX-5 ...

FIAT 124 SPIDER


Se a posição de condução, um pouco estreita e quase ao plano do solo, é algo fatigante em longos trajetos, por outro lado mostra o charme de um genuino roadster. Depois de um desbloqueamento preliminar, a pequena capota recolhe com facilidade, e com um simples gesto deixamos o corpo ao vento, isto enquanto a janela traseira de vidro passa a oferecer uma melhor visão traseira que na configuração fechada.


MOTOR 1.4 MULTI-AIR TURBO

Sob o capô, o motor turbo de 1,4 litros Multi-Air Turbo de origem Fiat, associa carácter e sonoridade, muito em oposição às unidades atmosféricas de 1.5 e 2.0 litros do ‘primo’ japonês Mazda. Acoplado ao seu motor, está uma caixa com 6 relações bem escalonadas e perfeitamente comandadas para declarar 140 Cv, que em termos de performances estão a meio caminho entre as versões de 130 cv e 160 cv do MX-5 . Apesar de uma falta de disponibilidade a baixos regimes, ligada ao tempo de resposta do turbo, este motor adapta-se perfeitamente a uma condução tranquila ao estilo ‘cabelos ao vento’.

De resto, o 124 Spider permite estar em comunhão com a natureza, com as habituais sensações de oxigênio, ao contrário de muitos convertíveis modernos e que também são batizados como berlinas... A leveza deste carro (pouco mais de uma tonelada), a repartição de massas ideal (50/50) e a sua transmissão às rodas traseiras são um apelo inequívoco às emoções.

Ágil e dinâmico, beneficia da presença de um sistema anti-derrapagem ESC desconectável, enquanto a falta do diferencial autoblocante em nada prejudica o prazer da condução. Significativamente mais suave que o roadster japonês, com um amortecimento que favorece claramente o conforto, mesmo que alguns prefiram muito mais um comportamento rebelde ao estilo ‘James Dean’, o Spider é uma proposta bastante equilibrada no seu tudo. Por ultimo, se o nível de acabamento intermédio Lusso se revela bastante completo, convém escolher, imperativamente , o nível Lusso Plus para o acesso a determinados equipamentos, como a navegação, os faróis e limpa-vidros automáticos, ou chave mãos-livres.

FIAT 124 SPIDER ABARTH

NO NOSSO MERCADO

Em Portugal os preços do Fiat 124 Spider começam nos 27.800 euros e estará disponível em dois níveis de equipamento: o base 124 Spider e o Lusso, que acrescenta jantes de 17 polegadas, duplo escape cromado, faróis de nevoeiro, entre outros pormenores. À posteriori será lançada a versão Abarth, com o motor 1.4 MultiAir a debitar 170 cv e 250 Nm de binário (mais 30 Cv e 10 Nm), podendo ser acoplado a uma caixa manual de seis velocidades ou sequencial com patilhas no volante.

Comparando o preço da versão base do 124 Spider, este custa mais 1.800 euros que a versão base do Mazda MX-5, equipado com um motor 1.5 Skyactiv a gasolina de 131cv.

O novo Fiat 124 Spider e o original


0 visualização0 comentário
bottom of page