top of page
motores7magazine

Regresso ao Red Bull Ring


Depois de três semanas de férias, o Mundial de MotoGP volta este fim-de-semana à ação com a primeira etapa na Áustria, desde 1997. Palco do evento em duas ocasiões, o Red Bull Ring rece a décima etapa do campeonato que hoje teve como primeiros lideres as Ducati de Dovizioso e Iannone.


Embora Marc Narques esteja em foco na classe rainha — com uma boa margem na liderança do Mundial —, com os testes que realizou em Spielgerg, a Ducati volta ter uma boas hipótese de concluir o jejum de vitórias de Andrea Dozioso e Andrea Iannone. Apesar de um ano irregular, com apenas 122 pontos (144 a menos que a Honda que lidera o Mundial de fabricantes), a casa de Bolonha foi o destaque dos testes privados, com Iannone e Dovizioso no topo dos tempos, seguidos por Casey Stoner e Héctor Barberá.

O layout da pista de Spielberg, com poucas curvas e retas de respeito, acaba por favorecer a potência do motor da Desmosedici, no entanto, permanecem várias dúvidas sobre os pneus a utilizar no Red Bull Ring, até porque como se sabe, a moto italiana é uma das maiores ‘comedoras’ de borrachas.

Surpreendida pela aderência da pista austriaca, a Michelin optou por compostos traseiros novos, encaminhando para o circuito austríaco três tipos de pneus dianteiros — macios, médios e duros —, e dois traseiros — médios e duros. Os dois pneus serão assimétricos, com o composto mais duro do lado direito para se adaptar ao layout da pista austríaca.


Já a Honda chega à Áustria um tanto no escuro — sobretudo, no que diz respeito à equipa principal uma vez que Márquez e Dani Pedrosa não participaram no teste privado. Apesar de ambos terem rodado na pista com uma moto de estrada, a RC213V-S, está +e apena uma máquina desenvolvida com base no protótipo da MotoGP.

No caso da Yamaha, os testes revelaram-se algo difíceis, com a YZR-M1 a sofrer um pouco com falta de ritmo. No último dia de testes, Valentino Rossi e Jorge Lorenzo deram um passo em frente nos tempos, ficando ainda assim a 0s9 do tempo de Iannone.

A caminho do circuito austríaco, Valentino Rossi falou em dar um novo passo em frente, aludindo à hipótese de lutar pelo pódio no GP da Áustria. O italiano, aliás, é o único piloto do pelotão com experiência em Spielberg no Mundial, já que correu nas 125cc nas etapas de 1996 — ano em que conquistou seu primeiro pódio na carreira — e 1997,

TEMPOS DO 1º DIA (FP1, FP2)

1º A. DOVIZIOSO (ITA) DUCATI, 1'23.617

2º A. IANNONE (ITA) DUCATI, + 0.238s

3º M. VIÑALES (ESP), + 0.854s 0.616 306.9

4º V. ROSSI (ITA) YAMAHA, + 0.866s

5º C.CRUTCHLOW (GBR) HONDA, + 1.071s

6º D. PETRUCCI (ITA) DUCATI, + 1.249s

7º H. BARBERA (ESP) DUCATI, + 1.339s

8º J. LORENZO (ESP) YAMAHA, + 1.371s

9º M. PIRRO (ITA) DUCATI, + 1.371s

10º M. MARQUEZ (ESP) HONDA, + 1.422s


1 visualização0 comentário
bottom of page