No recomeço do MotoGP após as férias habituais, três italianos vão ocupar a primeira fila na corrida de amanhã no Red Bull Ring, Andrea Iannone (Ducati), Valentino Rossi (Yamaha), e na outra moto vermelha Andrea Dovizioso foram os mais rápidos num final de sessão intenso.
É a primeira vez que esta fila é preenchida por três pilotos italianos. desde o Grande Prémio do Japão de 2006, então com Capirossi, Rossi e Melandri.
Iannone (Ducati Team) conseguiu a sua primeira pole da temporada graças a um registo de 1'23.142. Num final de sessão emocionante, alcançou este tempo volta na última volta, superando em 0,147 segundos o tempo de Valentino Rossi (Yamaha Motor Racing). Não ocupava o lugar da pole desde o Grande Prémio de Itália em 2015 mas fica a dúvida se aguenta o tempo da corrida numa queda contraída nas férias a fazer motocross…
"A pole nunca é fácil, mas estávamos rápidos hoje, e tenho que agradecer à Clínica Móvel por terem feito um trabalho incrível. Sinto-me melhor da costela lesionada, embora possa ser difícil de resistir as 28 voltas amanhã.”
Queixando-se de problemas durante a manhã, prontamente resolvidos durante a parte da tarde, com algumas modificações na sua Yamaha, Valentino Rossi mostrou satisfação pelo segundo tempo alcançado e por estar entre as duas Ducati na partida para a corrida de amanhã.
“Ainda tenho que melhorar um pouco no segundo setor, perco algum tempo na aceleração para o ‘hairpin’ mas estou muito contente com a moto.”
Com uma luxação num ombro depois de uma travagem tardia que o fez colidir com Pedrosa, durante o período da manhã, Marc Marquez acabou por conseguir o quinto tempo, atrás de Jorge Lorenzo, a 0.3s do tempo da pole. “Foi tudo culpa minha. Travei muito tarde e por isso acabei por ficar debaixo da moto do Dani. O dia foi difícil para nós mas amanhã vamos dar tudo e quero estrar junto com a Yamaha e Ducati.”
Maverick Viñales posicionou a Suzuki na sexta posição, na frente de Cal Crutchlow e Scott Redding.
TEMPOS MOTOGP / QUALIFICAÇÃO
1º Andrea Iannone (ITA) Ducati Team, 1m23.142s
2º Valentino Rossi (ITA) Movistar Yamaha, 1m 23.289s / +0.147s
3º Andrea Dovizioso (ITA) Ducati Team, 1m23.298s / +0.156s
4º Jorge Lorenzo (ESP) Movistar Yamaha, 1m23.361s / +0.219s
5º Marc Marquez (ESP) Repsol Honda Team, 1m23.475s / +0.333s