A Nissan entregou oficialmente, uma frota para os Jogos Olímpicos, sendo o protótipo desportivo elétrico BladeGlider uma das estrelas presentes da competição que decorre no Rio de Janeiro.
A conhecida marca automóvel, escolheu as Olimpíadas para revelar o BladeGlider . Concept que alia tecnologia e design e para um rendimento elevado com desempenho zero emissões. Segundo Carlos Ghosn , presidente e CEO da marca, esta novidade “representa a visão da Nissan de uma mobilidade inteligente, onde o prazer de condução é combinada com responsabilidade ambiental.
O BladeGlider Nissan é a visão de um veículo desportivo que permite diversão na condução e resulta de dois anos de trabalho no projeto, no design e desenvolvimento. Tem linha de cintura alta e três lugares, é um visionista automóvel elétrico de três portas que abrem lateralmente, facilitando a entrada e saída do habitáculo. A capota que pode ser recolhida no verão foi reforçada com barras anti-capotamento. Os comandos de locomoção do BladeGlider estão montados sobre volante e atuam num monitor avançado que mostra a velocidade, o estado de carga da bateria, o modo de regeneração e curva de torque.
Ao lado do visor principal, existem duas telas, com as imagens da telecâmara montada atrás das rodas traseira. Os três lugares interiores estão disposto em forma de seta, com o condutor à frente dos dois lugares traseiros com um amplo espaço para as pernas. A visão para todos os ocupantes é panorâmica, graças ao pára-brisa contínuo ao longo de todo o habitáculo.
A unidade motriz 100% elétrica com excelente desempenho oferecido pela tecnologia de bateria e motor, desenvolvido pelo parceiro técnico da Nissan para o BladeGlider, a Williams Advanced Engineering . A velocidade máxima dos modelos de demonstração excede os 190 Km/h , enquanto que para acelerar de 0 a 100 km / h leva menos de 5 segundos.
A tração traseira do BladeGlider é fornecida por dois motores elétricos de 130 kW , um por cada roda. O sistema é equipado com um "vectorização de binário" , que controla o binário transmitido às rodas de tracção, melhorando ainda mais o manuseamento.
Este sistema de "vetorização", permitirá que na situação em que o carro entre em subviragem, será enviado à roda externa para combater a subviragem. O sistema tem três configurações: Modo Off, Ágil e “Drift". A energia é fornecida por uma bateria de alto desempenho de 220 kW bateria de lítio-ion em cinco módulos.
No interior os acento são feitos com um conjunto de tecido e um extrato de resina eposídica que torna o revistemento mais resistente e anti-deslizante, mantendo os ocupantes no seu lugar de uma forma segura e confortável. No Rio de Janeiro estãoo presentes dois BladeGlider, um permanece em exposição no ' Parque Olímpico, enquanto o outro está a ser usado em testes dinâmicos.