top of page
SEAT LEON 290 CUPRA

A fera soltou-se!


A fasquia subiu e com o reforço da potência no Leon Cupra, respetivamente de 280 para 290 cavalos, ele chegou à maturidade. Em estrada, mesmo a rodar a velocidades impressionantes, é seguro e um fiél companheiro... a fera soltou-se, definitivamente!

POR MIKE RODMAN (texto) e CONSTRUTOR (fotos)


Estamos ainda a uma distância considerável da chegada em força ao mercado do novo Leon. Porém, desde já, podemos avançar com algumas mudanças que devem ser consideradas naquele, que é, o modelo desportivo mais representativo nas pistas da marca de Martorell.

A nova versão Cupra 290 beneficia de alterações no escape, emite uma sonoridade mais desportiva, e também os componentes do sistema de gestão eletrónica do motor são novos. O quatro cilindros 2.0 TSI entrega um binário máximo de 350 Nm numa franja de rotações do motor baixa, entre as 1700-5800 rpm e as ideais para extrair dele em curva o melhor de si mesmo. Agora a a potência de 290 cavalos fica disponível um pouco mais tarde, a regimes entre as 5900-6400 rpm, o que significa que o Leon Cupra vai continuar a encantar nas mais altas rotações.

O excecional motor TSI com caixa DSG permite-lhe ser um dos carros de série desportivos mais potentes do grupo VW. No entanto, toda esta potência está combinada com um surpreendente baixo consumo combinado, de 6.5 litros com emissões de CO2 de apenas 149 g/km (Leon SC).

MOTOR TSI 2.0, TRANSMISSÃO DSG E «PACK PERFORMANCE»

Antes do conduzir, vimos as performances declaradas, 250 km / h de velocidade máxima, zero a cem km/h em apenas 5.6 segundos – o que também acontece na variante SC com corpo de três portas. O Leon Cupra 290 também vai estar à venda nalguns mercados em versões de cinco portas e Wagon ST. Para depositar no solo e de forma otimizada tamanha potência, tanto poder e torque nas rodas dianteiras, continua a ser primordial um diferencial de deslizamento limitado mecânico e que também é controlado eletronicamente.


O Diferencial Autoblocante Ativo VAQ transfere potência para o eixo exterior quando entra em curvas, melhorando a tração do carro. Isto melhora claramente o comportamento, prevenindo a subviragem e proporcionando uma condução precisa ao entrar em curvas apertadas.

Não menos significativo para o desempenho é o designado Pacote Performance, que em mercados como Itália tem um custo de custo de 3000 euros e inclui um conjunto de pinças de travão do Brembo, discos perfurados e pneus Michelin Pilot Sport com círculos numa banda de rodagem menos esculpidos e de design exclusivo.

A guarnição exterior inclui jantes de liga leve de 19 ", os interiores com volante específico e assentos estofados em Alcântara...


RACIONAL E PODEROSO COMO POUCOS

No comportamento o Leon Cupra 290 revela-se seguro e fiável, mesmo tirando dele o melhor a velocidades impressionantes. Temos ao nosso dispor quatro modos acionados pelo toque de um simples botão: Comfort , Sport e Cupra com diversos ajustes da suspensão, da resposta do acelerador e da transmissão DSG.

A caixa DSG é suave e fácil. Combina o conforto de uma caixa automática com o dinamismo de uma caixa manual. As seis engrenagens alternam de forma suave e rápida graças às patilhas no volante, muito funcionais. É impressionante a sensação de acelerar este carro desportivo e ver como em nenhum momento o motor faz poço ou diminui a potência. No modo automático, o sistema escolhe sempre a mudança adequada, proporcionando uma condução eficiente e com baixo consumo.


O motor torna-se muito enérgico a partir das 2000 rpm, permitindo-lhe chegar muito rapidamente às 6700 rpm antes que a caixa entre automaticamente na marcha seguinte a uma velocidade superior à que é permitida no modo manual. Nas relações de caixa, a sexta é a mais longa. O comportamento em estrada é notável, com o carro sempre bem firme no asfalto e com uma tendência progressiva de subviragem. Confere um enorme prazer conduzir o Leon Cupra e perceber que as reações intempestivas, estão praticamente ausentes da direção, e isto tem uma explicação! A sua Direção Progressiva adapta o esforço da direção à velocidade do veículo. A velocidades mais elevadas oferece um comportamento mais direto, enquanto a velocidade menores diminui a necessidade de esforço, facilitando as curvas e manobras de estacionamento.

O SEAT Leon Cupra 290 está disponível em três carroçarias, com preços a partir de 41.532€.



TRÊS VERSÕES: COUPÉ 2 PORTAS, 5 PORTAS E SPACE WAGON

EQUIPAMENTO + «PACK PERFORMANCE»


VIDEO

0 visualização0 comentário
bottom of page