top of page
motores7magazine

Um Tridente para muitas opções


O Maserati Levante assinala a entrada do fabricante italiano no cenário dos SUV de grande luxo e alta tecnologia. Com quatro modos de gestão electrónica do motor V6, tracção às 4 rodas e performances poderosa tem tudo para agradar.

O preço supera a barreira psicológica dos 100 mil euros.

Pode até parecer estranho mas, nos últimos 5 anos o mercado dos mais luxuosos SUV cresceu 40% em todo o mundo, atingindo um volume de meio milhão de unidades vendidas o ano passado. O novo Levante será o maior e o mais radical SUV de luxo, garantiu o CEO da Maserati, Harald Wester. Construído com base na mesma plataforma dos modelos Quattroporte e Ghibli, o Levante terá como rivais diretos o Porsche Cayenne, Audi SQ7, Volvo XC90, Jaguar F-Pace, Bentley Bentayga e, futuramente, o Lamborghini Urus. Ou seja, concorrência de peso para um segmento altamente competitivo, mas com vendas que continuam a crescer.

Tratando-se do primeiro SUV da marca do tridente, o Levante reveste-se de grande importância, ao firmar como objetivo o cumprimento de uma meta de vendas na ordem das 75 mil viaturas, já em 2018. O plano de vendas é ambicioso, mas certamente, a Mserati irá apostar no emergente mercado da China e dos Estados Unidos onde a comercialização dos SUV de grande luxo segue de vento em popa.


DISPONÍVEL POR ENCOMENDA


O Levante está disponível para encomenda no mercado nacional desde junho, com um preço de entrada na ordem dos 110.000 euros e, assim, não se surpreenda se vir algum a passar ao seu lado numa via-rápida. E será absolutamente normal se o felizardo condutor for ‘de pé no acelerador’, até porque uma das versões mais potentes vem equipada com um motor V6 de 3.0 litros biturbo.

O projeto do novo Maserati assentou no desenvolvimento de três opções ao nível do motor. Duas motorizações de gasolina com o bloco V6 de 3.0 litros biturbo e a mais recente tecnologia de injeção direta GDI, disponível em duas variantes de potência. Uma de 430 cv e com capacidade de aceleração de 0-100 km/h em 5,2 segundos e velocidade máxima de 264 km/h, e uma outra de 350 cv a gasolina que alcança os 100 km/h em 6 segundos. A terceira versão é diesel, mantém a arquitetura V6, os mesmos 3.0 litros de cilindrada e cumpre os 0-100 km/h em 6,9 segundos – de acordo com os dados do fabricante.

Os preços começam nos €110.130 para o Levante Diesel, ao passo que a versão de gasolina, correspondente ao Levante S de 430 cv, apresenta um custo a rondar os 129.000 euros!


CONFORTO E PERFORMANCES


Todas as motorizações são ricas e atuais no que respeita a equipamento e às mais recentes tecnologias de ajuda à condução. Em todas as versões do Maserati Levante os motores são combinados com o sistema Q4 de tração às quatro rodas, que pode transferir o binário entre os eixos instantaneamente quando necessário, dispondo também do sistema de vectorização de binário em curva e de uma caixa automática ZF de 8 velocidades, além do sistema Start & Stop integrado para redução dos consumos. O condutor pode optar entre quatro modos distintos de pilotagem: “Normal”, I.C.E., “Sport” e “Off-road”. Qualquer um deste modos altera o comportamento do motor, da transmissão, da suspensão e da eletrónica.

No interior está presente todo o requinte desportivo preconizado noutros modelos da marca, visível ao nível dos acabamentos, nas combinações de pele dos bancos e tablier, oferecendo-se ainda possibilidade de um considerável espaço para os ocupantes e bagagens.


O Levante convence-nos em quase tudo, menos no seu custo de aquisição. Supera a barreira dos 100 mil euros, em grande parte devido à pesada carga de impostos em Portugal sobre os veículos de quatro e duas rodas. Por exemplo, em Itália, o Maserati Levante é comercializado a partir de €73.417, pelo que, feitas as contas, dá menos 37.713 euros!!!


0 visualização0 comentário
bottom of page