Depois do triunfo de Brno, o piloto da LCR voltou a brilhar este sábado, desta vez a fazer uma volta-canhão que garantiu a sua primeira pole-position na temporada 2016. Crutchlow teve como adversário mais próximo Valentino Rossi, a escassos 0,9s do piloto da Honda, garantindo Maverick Viñales nos instantes finais a outra vaga na primeira final para o Grande Prémio de Inglaterra.
Em bom ritmo ao longo de todo o fim-de-semana, o ‘35’ da Honda satélite da equipa de Luccio Cechinello, aproveitou sua terceira volta para realizar 2min19s265 ao mítico circuito britânico e garantir a principal posição de honra, destruindo a marca que vinha mantendo o maiorquino Jorge Lorenzo.
Os rivais de Crutchlow, passaram então a tentar destronar a sua marca, mas quem chegou mais perto foi Valentino Rossi. Dani Pedrosa também mostrou uma ligeira melhora no piso molhado de Silverstone e tomou de Marc Márquez uma posição na segunda fila. O ‘93’ que lídera o Mundial sofreu uma queda na curva Copse nos ultimos instantes, abortando assim a sua última volta lançada. Eugene Laverty também chamou a atenção do público de Silverstone. O norte-irlandês foi o melhor na primeira qualificação (Q1) e vinha em ritmo de pole na sua volta final, mas sofreu uma queda forte e tem a sexta posição na grelha de partida.
Scott Redding abre a terceira fila, à frente de Andrea Iannone, que não conseguiu repetir a mesma performance dos treinos livres. Jorge Lorenzo vai partir da nona posição, com Andrea Dovizioso, que também caiu na sessão a completar o top-10 para esta décima segunda ronda mundial de MotoGP.
A corrida da categoria rainha tem início marcado para as 15h30 de domingo.
PADDOCK GIRLS (GP BRNO, REPÚBLICA CHECA)